![Honda Civic 2022 [divulgação] Honda Civic 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/honda_civic_sedan_sport_62_edited-990x556.jpg)
Ainda em dúvida se será produzido ou não no Brasil, o Honda Civic de 11ª geração foi finalmente revelado por completo. Produzido no Estados Unidos, o sedã médio está tecnicamente muito mais avançado que antes: ficou maior, mais seguro, mais econômico, mais potente e mais careta.
Seguindo a tradição da Honda de alternar entre uma geração bastante ousada do Civic com uma mais conservadora a fim de roubar o público do Toyota Corolla, o sedã médio está mais contido visualmente. A marca japonesa seguiu a filosofia das primeiras gerações do modelo, em que privilegia mais o ser humano e menos a máquina
Prova disso é que o Civic 2022 tem linhas menos marcadas por toda carroceria, além de ter aberto mão dos cromados. A dianteira tem grade frontal pequena que conecta as duas metades dos faróis – que passam a ser full-LED em todas as versões. A abertura de ar trapezoidal central é o maior ponto de ousadia na dianteira.
Novas lanternas agora se dividem entre a lateral e a tampa do porta-malas – o desenho faz lembrar bastante o Accord em escala reduzida. Em relação ao atual Civic produzido no Brasil, o modelo 2022 ficou 3,3 cm mais longo, ganhou entre-eixos esticado em 3,5 cm e ficou 1,27 cm mais largo. Além disso, a Honda ampliou a rigidez estrutural da carroceria em 13%.
![Honda Civic 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/honda_civic_sedan_touring_98_edited-750x450.jpg)
Mais potente e mais econômico
Mecanicamente pode até parecer que o Civic não passou por alterações, mas há novidades sim. Tal qual no Brasil, o Civic de décima geração é oferecido lá fora com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 155 cv e 1.5 quatro cilindros turbo de 173 cv. A nova geração subiu a cavalaria e desceu o consumo de combustível.
O modelo 2.0 foi a 158 cv e o turbo agora entrega 180 cv. Para ajudar na economia de combustível, a Honda fez alterações no câmbio CVT que agora simula marchas o tempo todo. Em frenagens, há efeito de freio motor com elevação da rotação do motor para diminuir o esforço nos freios.
Abelhas
Nessa filosofia de concentrar os esforços nos passageiros e não no carro em si, a Honda deixou a cabine do novo Civic mais sofisticada. Ela é minimalista, com visual horizontalizado e poucos elementos chamativos. Não há matérias como black piano que deixam marcas dos dedos, já que a marca quis praticidade na cabine.
Produzido nos EUA, o Honda Civic 2022 será exportado para outros países em breve. Aqui no Brasil a nova geração ainda é dúvida, mas a Honda não deverá descartar um modelo tão icônico quanto o Civic em nosso mercado. Mas sua venda no Brasil, como importado ou nacional, ainda é dúvida.
>>CR-V Touring 2021 chega discretamente ao Brasil por R$ 264.900