![Honda Fireblade 2024 [divulgação] Honda Fireblade 2024 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/link-3-990x556.jpeg)
A Honda lançou a CBR 1000RR-R Fireblade 2024 no Brasil. Desenvolvida pela renomada divisão de alto desempenho da marca, a Honda Racing Corporation (HRC), essa nova versão traz apenas uma novidade: a introdução de uma opção de cor preta chamada Mat Pearl Morion Black.
Essa nova opção de cor se destaca das outras já disponíveis no mercado, como a Vermelho Grand Prix, inspirada nas máquinas da equipe oficial Honda no Mundial de Superbike, e a “30th Anniversary Edition”, com grafismos em fundo branco perolizado, em homenagem à primeira Fireblade lançada em 1992.
Ao combinar vermelho com azul e branco, as tradicionais “cores Honda”, a marca reforça sua história de sucesso nas pistas, sendo a maior vencedora em todas as categorias do motociclismo. O design da nova Fireblade também chama atenção, com o contraste entre o preto fosco e o preto brilhante, além dos detalhes em prata e dourado, como as rodas e a suspensão dianteira douradas, e a ponteira de escape Akrapovic na cor cinza-titânio.
Em termos técnicos, a nova opção de cor segue a mesma receita das Fireblades lançadas no início do ano, incorporando a mais avançada tecnologia Honda ao conceito “Total Control”, introduzido pela primeira Fireblade em 1992. Esse conceito visa realçar a extrema manobrabilidade e facilidade de pilotagem, buscando um desempenho superior nas pistas.
A eletrônica também desempenha um papel fundamental nessa motocicleta, com sistemas como o controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), o acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire) e os Riding Modes que regulam quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB) e atuação do anti-wheelie (W) e HSTC (T). O Launch-control regulável e o Quickshifter complementam a sofisticação técnica do motor da Fireblade SP.
Na frente, a suspensão invertida Öhlins NPX com tubos de 43 mmØ e o sistema Öhlins S-EC (Semi active Electronic Control) garantem um excelente desempenho. Os freios contam com discos dianteiros de 330 mmØ e cálipers Brembo Stylema de quatro pistões, além de um disco traseiro simples de 220 mmØ. O moderno sistema ABS pode ser configurado nos modos Circuito (pista) e Esportivo.
O cockpit apresenta um painel TFT de 5 polegadas totalmente personalizável por meio de um comando no punho esquerdo. Além disso, o sistema Smart-Key, uma chave presencial, proporciona praticidade ao piloto. A ergonomia perfeita para uso em pista complementa o pacote tecnológico dessa motocicleta, que se destaca como um verdadeiro cartão de visitas da Honda, a maior fabricante de motocicletas do mundo.
>> Honda apresenta tecnologia inovadora para suas motos
>> Jaguar Land Rover pretende fabricar SUVs elétricos no Brasil
>> Novo Honda CR-V chega em 2024 para brigar com GWM Haval H6