A Honda lançou a CBR 1000RR-R Fireblade 2024 no Brasil. Desenvolvida pela renomada divisão de alto desempenho da marca, a Honda Racing Corporation (HRC), essa nova versão traz apenas uma novidade: a introdução de uma opção de cor preta chamada Mat Pearl Morion Black.
Essa nova opção de cor se destaca das outras já disponíveis no mercado, como a Vermelho Grand Prix, inspirada nas máquinas da equipe oficial Honda no Mundial de Superbike, e a “30th Anniversary Edition”, com grafismos em fundo branco perolizado, em homenagem à primeira Fireblade lançada em 1992.
Ao combinar vermelho com azul e branco, as tradicionais “cores Honda”, a marca reforça sua história de sucesso nas pistas, sendo a maior vencedora em todas as categorias do motociclismo. O design da nova Fireblade também chama atenção, com o contraste entre o preto fosco e o preto brilhante, além dos detalhes em prata e dourado, como as rodas e a suspensão dianteira douradas, e a ponteira de escape Akrapovic na cor cinza-titânio.
Além disso, os logos HRC na carenagem frontal e o “badge” Honda em fundo vermelho aplicado ao tanque, elementos exclusivos de modelos de alta performance/tecnologia conhecidos como flagship, ganham ainda mais destaque, definindo essa versão como uma das mais atraentes já produzidas da Fireblade.
Em termos técnicos, a nova opção de cor segue a mesma receita das Fireblades lançadas no início do ano, incorporando a mais avançada tecnologia Honda ao conceito “Total Control”, introduzido pela primeira Fireblade em 1992. Esse conceito visa realçar a extrema manobrabilidade e facilidade de pilotagem, buscando um desempenho superior nas pistas.
O motor tetracilíndrico em linha da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP oferece 216,2 cv de potência a 14.500rpm e um torque de 11,5 kgfm a 12.500 rpm. Esse motor conta com pistões de alumínio forjado e bielas de titânio, além de uma arquitetura que prioriza o baixo peso e as dimensões compactas, permitindo um posicionamento ideal no chassi e proporcionando um centro de gravidade equilibrado.
A eletrônica também desempenha um papel fundamental nessa motocicleta, com sistemas como o controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), o acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire) e os Riding Modes que regulam quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB) e atuação do anti-wheelie (W) e HSTC (T). O Launch-control regulável e o Quickshifter complementam a sofisticação técnica do motor da Fireblade SP.
O chassi em alumínio de arquitetura Diamond também recebe acabamento em preto fosco e está ligado a um conjunto de suspensões de alta qualidade. Na parte traseira, o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC, totalmente ajustável, trabalha em conjunto com um braço oscilante de alumínio inspirado na Honda RC 213V da MotoGP.
Na frente, a suspensão invertida Öhlins NPX com tubos de 43 mmØ e o sistema Öhlins S-EC (Semi active Electronic Control) garantem um excelente desempenho. Os freios contam com discos dianteiros de 330 mmØ e cálipers Brembo Stylema de quatro pistões, além de um disco traseiro simples de 220 mmØ. O moderno sistema ABS pode ser configurado nos modos Circuito (pista) e Esportivo.
A motocicleta também é equipada com uma plataforma inercial IMU (Inertial Measurement Unit) de seis eixos, que monitora os parâmetros dinâmicos da Fireblade e ajusta em tempo real diversos dispositivos de controle, incluindo os três níveis do amortecedor eletrônico de direção HESD (Honda Electronic Steering Damper) e o sistema que reduz a tendência da roda traseira a levantar durante as frenagens.
O cockpit apresenta um painel TFT de 5 polegadas totalmente personalizável por meio de um comando no punho esquerdo. Além disso, o sistema Smart-Key, uma chave presencial, proporciona praticidade ao piloto. A ergonomia perfeita para uso em pista complementa o pacote tecnológico dessa motocicleta, que se destaca como um verdadeiro cartão de visitas da Honda, a maior fabricante de motocicletas do mundo.
A nova Honda CBR 1000RR-R SP 2024 Preta (Mat Pearl Morion Black) estará disponível nas concessionárias Honda Dream a partir de novembro. O preço sugerido para a versão preta e vermelha é de R$ 193.500,00, enquanto a versão branca (Pear Glare – 30th Anniversary Edition) tem o preço sugerido de R$ 198.500,00. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, e os clientes ainda podem contar com a comodidade do Honda Assistance, que oferece assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
>> Honda apresenta tecnologia inovadora para suas motos
>> Jaguar Land Rover pretende fabricar SUVs elétricos no Brasil
>> Novo Honda CR-V chega em 2024 para brigar com GWM Haval H6