Lewis Hamilton vai ser piloto da Ferrari em 2025. Há pouco, a Mercedes confirmou em suas redes sociais que o heptacampeão está de saída, e agora é questão de tempo até o anúncio da Ferrari. A notícia é bombástica por vários motivos, e associa o piloto que mais venceu ao time com mais títulos, e história, na categoria.
A saída de Hamilton da Mercedes parecia improvável. No ano passado, esse mesmo rumor foi feito, e o que se confirmou é que Lewis negou o convite da Ferrari. No entanto, o tempo passou, e mesmo depois de ter renovado seu contrato com a Mercedes, o britânico decidiu realizar seu sonho e será piloto da Ferrari a partir de 2025.
Inicialmente, o que havia sido informado era que o contrato de Lewis com a Mercedes iria até o final de 2025. Só que a notícia de hoje diz que na verdade o vínculo era de apenas um ano, até o final de 2024, com a opção de mais um. Dessa forma, Lewis não topou renovar com os alemães e fechou com a Ferrari.
Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team and Lewis Hamilton will part ways at the end of the 2024 season. Lewis has activated a release option in the contract announced last year.
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 1, 2024
Impactos da mudança de Hamilton
Hamilton chegará à Ferrari com 40 anos. Ele não é mais o jovem promissor que estreou na McLaren em 2007, nem o campeão mundial que chegou na Mercedes em 2013. Com esta idade, a aposentadoria está mais próxima. Porém, é evidente que para ele topar esse desafio, é porque acredita que a Ferrari pode dar a ele um carro vencedor. Se não para 2025, mas para 2026, quando haverá uma outra troca de regulamento.
Além disso, existe o rumor de que Lewis deseja andar nos protótipos da Ferrari no WEC. Outro ponto é que, com a chegada de um cara do tamanho dele, a pressão em Charles Leclerc será aliviada, além de que Hamilton pode se tornar uma espécie de tutor para o monegasco, caso a relação dos dois não azede.
Hamilton também pode ter algum cargo na Ferrari depois de sua aposentadoria, mas isso apenas o futuro dirá. O que é fato, agora, é que Lewis enfim vai vestir as cores de Maranello, ainda que no final de sua carreira.
Sainz Jr.
A maior incógnita dessa situação toda é o futuro de Carlos Sainz Jr. na categoria. Coincidentemente, ele foi o único piloto de outra equipe que conseguiu vencer em 2023, e mesmo assim ficou sem a vaga na Ferrari para 2025. Os italianos são cruéis, já demitiram diversos pilotos de sua história sem o menor pudor, e com Sainz não foi diferente.
Pode ser que o espanhol assuma o cockpit deixado por Hamilton na Mercedes, mas isso é apenas um rumor. Outra possibilidade é que ele vá para a Audi, mas os alemães só assumem o controle da Sauber em 2026. Portanto, seria necessário um lugar para correr no ano que vem.
Acredita que Lewis Hamilton vai conseguir seu oitavo título na Ferrari e encerrar o jejum dos italianos? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Volkswagen Taos também vende mal fora do Brasil
>> Chevrolet oficialmente volta atrás sobre só fazer carros elétricos
>> Toyota Hilux 2025 muda de visual e ganha motor semi-híbrido