Com uma promessa de uma linha completa de SUVs, picapes e modelos elétricos no Brasil, a GWM tem um portfólio de marcas e carros com grande potencial para o nosso mercado. E um deles é o Tank 500, um SUV de grande porte híbrido que deve vir ao nosso mercado para arranjar briga com Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
Lançado em 2021 na China. o Tank 500 é derivado da caminhonete média-grande Poer Shanhai Cannon, uma variante um pouco maior que a Cannon (que deve ser produzida no Brasil), mas menor que a King Kong. A Cannon briga com modelos como Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger, enquanto a King Kong é rival da RAM 1500 e da Ford F-150.
Isso faz com que a Shanhai Cannon seja uma intermediária entre as caminhonetes médias e as grandes. Como consequência, o Tank 500, seu derivado SUV, segue pelo mesmo caminho. O modelo conta com 4,87 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e entre-eixos de 2,85 m.
Comparando ao Toyota SW4, principal SUV grande vendido no Brasil, o Tank 500 é 8 cm mais longo, 8 cm mais largo, 7 cm mais alto e tem entre-eixos 11 cm mais longo. É uma diferença de porte sutil, mas suficiente para colocar o modelo da GWM em uma categoria acima do Toyota. Só que como ele virá híbrido, os preços devem ser parecidos.
Híbrido vs diesel
Lá na China, ele conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina ligado a um motor elétrico na dianteira e outro na traseira. O sistema é bem parecido com o usado no Haval H6 PHEV e no H6 GT, só que com um motor a combustão maior. Como resultado, são chamativos 408 cv e 76 kgfm de torque. A transmissão é automática de 9 marchas.
Lembrando que o Toyota SW4 entrega 204 cv e 50,9 kgfm de torque em um motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel. Há também a opção de 224 cv e 55 kgfm na versão de topo GR-Sport. Segundo a marca japonesa, seu SUV faz 9,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na cidade. Além disso, acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos.
Já o modelo da GWM, por conta do conjunto híbrido, chega aos 100 km/h em 6,9 segundos e consegue média absurda de 43,5 km/l em ciclo misto. Ou seja, graças ao sistema híbrido, ele tem mais potência, mais torque e gasta menos que o SW4, mesmo tendo motor movido a gasolina, enquanto o rival é diesel.
Cromados e madeira
Visualmente, o Tank 500 traz a mesma frente da GWM Poer Shanhai Cannon, porém com algumas modificações específicas. A grade frontal recebe filetes cromados na parte interna e o para-choque é mais elegante. Na traseira, lanternas verticais com frisos cromados podem receber a companhia de um estepe pendurado na tampa do porta-malas.
Por dentro, o modelo traz linhas horizontais bem elegantes, acabamento em madeira e uma enorme central multimídia. O painel de instrumentos é totalmente digital e, felizmente, maior do que o usado no GWM Haval H6. O modelo leva sete pessoas com mais espaço interno que SW4 e Trailblazer.
Quando chega?
Por enquanto a GWM não fala sobre o lançamento do Tank 500 no Brasil. Contudo, a marca investirá fortemente em caminhonetes por aqui, tanto que elas serão produzidas no nosso país. Trazer o SUV acaba sendo uma escolha natural, especialmente porque o segmento é extremamente aquecido pelo modelo da Toyota.
Apostar em um lançamento em 2024 ou 2025 é bem provável. Vale lembrar que hoje, o Toyota SW4 custa entre R$ 374.690 e R$ 433.790 em quatro versões. Como a GWM tem apostado forte em preços (a exemplo do Haval H6). não é difícil imaginar que o Tank 500 fique na faixa dos R$ 350 mil a R$ 400 mil em uma versão única híbrida.
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