Há mais de 2 anos com a fábrica comprada da Mercedes-Benz, a GWM pode ter mudado os planos para o seu primeiro modelo nacional. A picape média, chamada de Poer, pode vir ao Brasil já em uma nova geração, o que deve atrasar um pouco a produção em Iracemápolis (SP).
O segmento de picapes médias no Brasil é muito tradicional, até porque é bastante utilizado para o trabalho pesado. Por conta disso, a aceitação de um modelo totalmente chinês pode não ser muito boa. Justamente por esse motivo, a GWM Poer pode ser fabricada por aqui em uma geração diferente da atual.
Mudanças para o Brasil
Aparentemente a Great Wall Motors (GWM) realizou estudos que mostraram que o brasileiro não se deu muito bem com a Poer atual. Justamente por conta dessa categoria ser tradicional e delicada, os planos então pré-definidos para a produção nacional podem ter sido alterados.
Segundo informado pelos amigos da revista Quatro Rodas, a GWM optou por esperar terminar o desenvolvimento de uma nova geração da Poer, que está em andamento lá na China. Sendo assim, as mudanças para o nosso mercado vão além de uma reestilização que estava sendo especulada recentemente.
Vale lembrar que a Poer é uma marca separada da GWM no exterior, mas pertencente ao mesmo grupo. Porém, aqui no Brasil deve adotar uma estratégia parecida com a da CAOA Chery com os SUVs Tiggo. Poer será uma linha de picapes, mas aqui se manterá sob o teto da marca GWM.
Caso isso se confirme, a produção nacional pode atrasar um pouco, apesar de mantida para 2024. Isso significa que provavelmente outro modelo da GWM deverá inaugurar a planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Há mais de 2 anos (agosto de 2021) a montadora de origem chinesa comprou a fábrica que era da Mercedes-Benz.
O mais cotado para essa substituição é o SUV Haval H6. Isso porque desde que chegou ao nosso mercado, ele vem alcançando números de venda extremamente satisfatórios para uma marca totalmente chinesa. Disponível sempre em versões híbridas, ele pode ser então o primeiro modelo da marca a se tornar nacional.
Isso deixaria a picape Poer para um segundo momento, mas ainda se tornando a primeira camionete híbrida produzida do Brasil. Atualmente a Ford oferece a Maverick Hybrid para venda em nosso mercado, mas ela é importada do México. Além disso, essas duas picapes possuem segmentos bem diferentes.
Motorização híbrida
A Great Wall Motors já descartou a possibilidade de utilizar o mesmo motor 1.5 turbo do Haval H6. De acordo com a Quatro Rodas, a escolha deve ser por um propulsor 2.0 turbo com tecnologia flex. Ainda não se sabe se o conjunto mecânico será híbrido convencional ou plug-in, que é conectado na tomada para recarga das baterias.
Falando de um conjunto híbrido plug-in, provavelmente a montadora utilizará o sistema Hi-4T, que emprega 1 motor elétrico em cada eixo e um a combustão na dianteira. Ele deverá trabalhar junto com um câmbio automático convencional de 9 marchas.
Especula-se que esse conjunto com motor 2.0 turbo entregue potência combinada de aproximadamente 462 cv e 79,5 kgfm. Isso já o colocaria como a picape média mais potente do Brasil, e muito distante do segundo lugar. Porém, há ainda a possibilidade de um motor 3.0 turbo, entregando impressionantes 516 cv e 97,9 kgfm.
Assim como aconteceu com o Haval H6, o design da picape pode receber uma tropicalização para se adequar melhor ao gosto do consumidor brasileiro. E por se tratar de uma nova geração, a Poer atualizada pode ter um desenho bem diferente do atual, que inclusive foi flagrado em testes recentemente em solo brasileiro.
Novos modelos
A Great Wall Motors é um grupo grande de montadoras. Portanto, há disponíveis diversos modelos que poderiam ser vendidos no Brasil. Além da Poer, outra marca (que no Brasil será uma linha da GWM) que deve vir para cá é a Tank. Ela é especializada em fazer SUVs parrudos de luxo.
Oswaldo Ramos, CEO da GWM no Brasil, já comentou que teremos um modelo de 7 lugares a venda em nosso mercado. Ainda de acordo com apurações da Quatro Rodas, pode ser que o primeiro SUV da Tank por aqui seja o 700. Com um visual bem parrudo, sua traseira lembra bastante o Mercedes-AMG Classe G.
E aí, você compraria uma picape média chinesa? Conte para nós nos comentários.
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