![GWM Haval H6 GT [divulgação] GWM Haval H6 GT [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/02/gwm-haval-h6-gt-2024-9_edited-990x556.jpg)
Desde que dirigi o GWM Haval H6 pela primeira vez, já tinha ficado na boca um gosto de quero mais. Especialmente porque a marca chinesa havia me alertado para o fato de que aquele modelo ainda passaria por acertos finais antes de chegar ao Brasil. Mas ao receber o convite de que pilotaria o H6 GT em Interlagos, vi o tanto de banca que a marca colocou.
Afinal, não é toda montadora, especialmente uma estreante, que tem culhão de colocar um SUV híbrido para rodar no templo de Ayrton Senna. Mas a GWM resolveu colocar seu SUV cupê híbrido por lá e o resultado surpreendeu. Mas a pergunta de milhões ainda não foi respondida: qual será o preço?
Elétrico ou híbrido?
Debaixo do capô, o GWM Haval H6 GT destinado ao Brasil usa um conjunto mecânico que o SUV cupê não usa em nenhum outro lugar do mundo. Trata-se de um motor 1.5 quatro cilindros turbo ligado a dois motores elétricos, um em cada eixo. A Great Wall não divulga as forças separadamente, mas promete um total de 393 cv e 77,7 kgfm.
Tal qual acontece no H6 normal, com o qual o GT compartilha o conjunto mecânico, ele é empurrado pelo motor elétrico com torque instantâneo. Depois, o motor a combustão entra em ação para auxiliar. Mas é sentido nitidamente quando a segunda marca entra, o motor a combustão acelera mais e o Haval vai mais forte.
Tempero brasileiro
Um ponto em que a engenharia da marca ressaltou é que o Haval H6 GT passou por mudanças extensas de calibração de direção e suspensão para o Brasil. Afinal, lá na China o público gosta de carros mais molengas e anestesiados, enquanto os brasileiros preferem uma pegada mais esportiva e firminha.
A direção brilha no conjunto, sendo bem direta, rápida e com assistência na medida certa, pendendo mais para a firmeza. A Great Wall ainda disponibilizou três acertos diferentes de assistência da direção, podendo ficar mais leve ou mais firme, mas o Sport ficou na medida para o teste em Interlagos. Resta ver todo esse conjunto na rua e no dia a dia.
![[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/02/gwm-haval-h6-gt-2024-10_edited-750x450.jpg)
Esse é o padrão
Seguindo o que já havia visto no Haval H6, o GT traz um bom acabamento. Recheado de superfícies macias ao toque e plásticos bem encaixados, ele está no mesmo nível da Jeep – marca com a qual a GWM diz que quer brigar, além de roubar clientes de Volkswagen e Toyota.
O interessante é que o H6 GT vai um pouco além. No H6 Premium, o acabamento traz elementos em preto brilhante em regiões muito suscetíveis a riscos. Já o GT, usa plásticos que parecem aço escovado escurecido, que dá uma ótima sensação ao toque e visual. Imitação de fibra de carbono é usada no painel e bancos como pontos de destaque.
As telas do painel de instrumentos e da central multimídia tem boa qualidade e foram totalmente modificadas para o Brasil. A central, inclusive, usa a VW Play como referência e promete ser mais fácil de usar – mas em duas voltas rápidas em Interlagos não foi possível aprimorar o contato.
Veredicto
Bonito, divertido de dirigir, com bom acabamento e consumo baixíssimo, o GWM Haval H6 GT tem tudo para fazer sucesso. O que depende é somente de seu preço. Ele tecnicamente não possui um concorrente sequer, visto que não há sequer um SUV cupê híbrido que não pertença a uma marca de luxo por aqui.
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