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GWM anuncia caminhonete híbrida flex feita no Brasil

Linha Poer ou Tank? Uma delas será a responsável por inaugurar a fábrica da GWM em Iracemápolis, interior de São Paulo

GWM Poer Cannon Off-road [divulgação]
GWM Poer Cannon Off-road [divulgação]

Apesar de ter iniciado suas atividades no Brasil com modelos importados (os Haval H6 HEV, H6 PHEV e H6 GT), a GWM finalmente revelou como pretende usar sua fábrica nacional. A partir de 1º de maio de 2024, a marca chinesa produzirá um novo modelo híbrido flex no Brasil. Só não está definido ainda se será uma caminhonete ou um SUV.

A GWM revelou que seus dois modelos a serem produzidos no Brasil neste primeiro momento são do tipo chassi sobre carroceria. Em evento na fábrica, a marca revelou a picape Poer Cannon como exemplo. Contudo, a fabricante fez questão de frisar que a caminhonete brasileira nem foi lançada na China e será mais moderna.

Outra promessa da marca para o Brasil é um SUV chassi sob carroceria, igualmente híbrido flex. Hoje a GWM tem como opção os Tank 300 e Tank 500 como alternativas nessa categoria. O Tank 500 é um rival direto de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, enquanto o Tank 300 tem jeito para brigar com o Ford Bronco Sport.

GWM Tank 300 [divulgação]
GWM Tank 300 [divulgação]
A marca não revelou qual será o primeiro modelo produzido no Brasil e vendido localmente. Disse apenas que terá um SUV híbrido flex e uma caminhonete híbrida flex, ambos chassi sob carroceria. E que o lançamento desse primeiro modelo GWM genuinamente nacional acontecerá no início do segundo semestre de 2024.

Híbrido flex

O motor escolhido para o Brasil é um 2.0 quatro cilindros turbo flex que será ligado a um sistema híbrido. Não ficou claro se esse sistema é o que já é usado no GWM Haval H6 HEV ou uma nova unidade diferenciada. A ideia é oferecer um sistema híbrido tradicional contra modelos diesel da categoria. A vantagem é o consumo mais baixo e o torque semelhante.

GWM Tank 500 [divulgação]
GWM Tank 500 [divulgação]
Caso use o sistema do Haval H6, a picape e o SUV da GWM terão à disposição 243 cv e 54 kgfm de torque. Vale lembrar que os brasileiros costumam exigir que picapes médias diesel e SUVs grandes diesel tenham, pelo menos, 200 cv e 50 kgfm de torque. Ou seja, com o sistema híbrido do Haval H6, os novos modelos da GWM estarão dentro da exigência.

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