Destaque

GWM acusa BYD de fraude e processo entre marcas é eminente

Clima esquentou entre BYD e GWM por conta de acusações sobre emissão de poluentes nos modelos Qin Plus e Song Plus

BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]

Estreantes no Brasil, BYD e GWM talvez precisem da intervenção de Christina Rocha para solucionar o barraco que se iniciou entre elas. Lá na China, a Greal Wall Motors está acusando a Build Your Dreams de mentir quanto a poluição emitida por seus carros. Como resposta, a BYD promete processar a GWM pelas acusações.

Segundo informações obtidas pela Reuters e publicações feitas por ambas as marcas no WeChat, os modelos Qin Plus e Song Plus, os mais vendidos da BYD são os alvos das acusações da GWM. Segundo a marca do Haval H6, a rival não usa tanques de gasolina pressurizados, o que faz com que a evaporação de gasolina seja muito mais alta.

A grande questão é que carros híbridos plug-in, por gastar muito menos combustível, tendem a usar esse tipo de tanque para evitar evaporação a longo prazo. Afinal, a gasolina fica por muito mais tempo dentro do tanque do que em um carro normal. Para a BYD não há problemas nisso, visto que os carros estão de acordo com os parâmetros de testes chineses.

GWM Haval H5 PHEV [divulgação]
GWM Haval H6 PHEV [divulgação]
Só que a GWM reclama que comprou carros da BYD e os submeteu a testes feitos por parceiros. Com isso, alega fraude nas emissões de Song Plus e Qin Plus, justamente por terem sido feitas medições a longo prazo. E esse tipo de teste não é obrigatório pelos órgãos reguladores da China. 

Em retaliação aos comentários da dona de Haval, Tank, Wey, Poer e Ora, a fabricante de Tan, Han, Yuan Plus e Song Plus disse firmemente que “nós veementemente nos opomos a qualquer tipo de comportamento competitivo injusto e nos reservamos no direito de processar [a GWM]”.

BYD Qin Plus DM-i [divulgação]
BYD Qin Plus DM-i [divulgação]
“Torcemos para que todos ajam em uma maneira que beneficie a indústria e marcas chinesas. O desenvolvimento de [veículos] nova energia (elétricos e híbridos) não tem sido fácil”, finaliza a BYD mandando uma grande direta para a GWM. Enquanto isso no Brasil, as duas marcas vivem pacificamente.

>>GWM aumenta preços de toda a linha Haval H6 no Brasil

>>BYD tem 4 dos 10 elétricos mais vendidos do mundo em 2022

>>5 carros populares baratos que poderiam ser vendidos no Brasil