Estreantes no Brasil, BYD e GWM talvez precisem da intervenção de Christina Rocha para solucionar o barraco que se iniciou entre elas. Lá na China, a Greal Wall Motors está acusando a Build Your Dreams de mentir quanto a poluição emitida por seus carros. Como resposta, a BYD promete processar a GWM pelas acusações.
Segundo informações obtidas pela Reuters e publicações feitas por ambas as marcas no WeChat, os modelos Qin Plus e Song Plus, os mais vendidos da BYD são os alvos das acusações da GWM. Segundo a marca do Haval H6, a rival não usa tanques de gasolina pressurizados, o que faz com que a evaporação de gasolina seja muito mais alta.
A grande questão é que carros híbridos plug-in, por gastar muito menos combustível, tendem a usar esse tipo de tanque para evitar evaporação a longo prazo. Afinal, a gasolina fica por muito mais tempo dentro do tanque do que em um carro normal. Para a BYD não há problemas nisso, visto que os carros estão de acordo com os parâmetros de testes chineses.
Só que a GWM reclama que comprou carros da BYD e os submeteu a testes feitos por parceiros. Com isso, alega fraude nas emissões de Song Plus e Qin Plus, justamente por terem sido feitas medições a longo prazo. E esse tipo de teste não é obrigatório pelos órgãos reguladores da China.
Em retaliação aos comentários da dona de Haval, Tank, Wey, Poer e Ora, a fabricante de Tan, Han, Yuan Plus e Song Plus disse firmemente que “nós veementemente nos opomos a qualquer tipo de comportamento competitivo injusto e nos reservamos no direito de processar [a GWM]”.
“Torcemos para que todos ajam em uma maneira que beneficie a indústria e marcas chinesas. O desenvolvimento de [veículos] nova energia (elétricos e híbridos) não tem sido fácil”, finaliza a BYD mandando uma grande direta para a GWM. Enquanto isso no Brasil, as duas marcas vivem pacificamente.
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