Junto do anúncio dos preços das revisões de seus carros no Brasil, a GWM reforçou parte de seus planos para o país. A marca chinesa, que desembarcou primeiro com modelos da Haval, divulgou investimento de R$ 10 bilhões em nosso país e o lançamento de 10 modelos diferentes até 2026.
Revelado por Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, durante live, a marca terá três fases de investimentos no Brasil que contemplarão os R$ 10 bilhões anunciados. A primeira fase, que já foi, contemplava a compra da fábrica e implementação da marca em território brasileiro. Já a segunda fase está em ação agora com abertura de concessionárias e início das importações.
Na terceira, ainda a ser efetivada, haverá expansão da fábrica de Iracemápolis, interior de São Paulo. A planta foi adquirida da Mercedes-Benz com capacidade para fazer 20 mil carros por ano. Contudo, os planos da GWM provém que 100 mil carros sairão da planta até 2025. A ideia é fornecer não somente carros para o Brasil, mas também para exportação.
Tecnologia flex
Inclusive, a GWM reforçou que o primeiro carro que será produzido no Brasil será híbrido flex. A marca está comprometida a fazer e vender somente carros eletrificados no Brasil. E seus híbridos já serão do tipo regular (como o Haval H6 HEV ou o Toyota Corolla Cross Hybrid) ou híbridos plug-in (H6 GT e H6 PHEV ou os Volvo XC60 e XC90).
A marca não anunciou qual será o primeiro carro produzido no Brasil, mas as chances de que seja o Haval H6 são pequenas. O modelo virá importado da China e só será produzido localmente caso haja muita demanda e o investimento se justifique. A chance é que o primeiro GWM brasileiro será uma das caminhonetes da linha Poer.
Lançamentos que estão por vir
Oswaldo reforçou que nos próximos três anos serão lançados 10 carros diferentes. Não ficou claro se na conta entra o Haval H6 ou não. Ou se ainda a marca considerada Haval H6 HEV, Haval H6 PHEV e Haval H6 GT como três lançamentos diferentes para compor sua conta de dez modelos. Tal qual a VW coloca na conta de lançamentos Polo Track e Polo Track 1st Editon como carros diferentes.
O que há de certo é que todas as marcas do grupo Great Wall na China, a exceção da Wey, terão carros no Brasil. A Haval já tem o H6 e seus derivados, mas também contará com o Jolion em breve. O modelo já foi flagrado em testes no Brasil e tem potencial para ser o próximo lançamento da marca chinesa.
A GWM também tem registrado o SUV parrudo Haval Cool Dog. Ele usa o mesmo conjunto mecânico do Haval H6 e tem porte bastante próximo ao do modelo que já está disponível por aqui. A diferença é que ele conta com estilo parrudo e foco no off-road, enquanto o H6 é voltado para centros urbanos e estrada.
A linha Poer tem registrada a caminhonete Cannon, que tem porte médio para brigar com Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Nissan Frontier e, futuramente, com RAM Dakota e Fiat Landtrek.
Com isso, são certos 3 dos 10 lançamentos da GWM para o Brasil. Se considerar todos os H6 lançados, temos 6 modelos já revelados. Os 4 restantes ainda serão divididos entre os elétricos da marca Ora e os parrudos SUVs da linha Tank.
>>GWM divulga preço de revisão para a linha Haval H6
>>Great Wall registra Cool Dog no Brasil. Mas terá esse nome aqui?
>>GWM Haval H6 HEV só tem um obstáculo pela frente | Impressões