![GWM Brasil [divulgação] GWM Brasil [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/GWM-1_edited-990x556.jpg)
Por vezes, o mercado brasileiro parecia que receberia uma série de marcas chinesas para além daquelas que chegaram entre o final dos anos 2000 e a década passada. Uma delas era a Great Wall, que se tornou hoje o Great Wall Motors (GWM), que representa marcas como Haval, Poer, Tank, Ora e a Salon Tech.
Agora, com a fábrica de Iracemápolis (SP) adquirida da Mercedes e com Haval, Poer e Tank garantidas para chegarem ao Brasil a partir de 2023, a GWM definiu um pouco mais do seu plano estratégico. Revelando suas futuras ações de gota a gota, a Great Wall confirmou que vai estrear no Brasil de forma bastante similar que a sua conterrânea JAC fez no país, em 2011.
De acordo com o grupo, as operações começam com 50 concessionárias no país, da mesma forma que Sérgio Habib fez com a JAC há 11 anos. A GWM fechou com 28 parceiros que serão responsáveis pelos pontos de venda, tendo pelo menos uma loja em todas as regiões do país. Ainda na estreia, é previsto a inauguração de 30 centros regionais de distribuição de peças.
De acordo com a GWM, os 28 parceiros investirão cerca de R$ 1 bilhão se considerar a construção das concessionárias, contratação de pessoal e treinamento de funcionários. Adicione ainda a compra de equipamentos e tecnologia necessária para vendas e a realização de serviços de pós-venda. Estima-se que sejam contratados cerca de 2.000 empregados com as lojas até meados de 2025.
>>Flagra: Haval H6 híbrido já circula em versão brasileira
>>Haval revela as primeiras imagens do nosso H6
>>Haval H6, híbrido que estreia em breve, tem consumo revelado