Destaque

Great Wall Motors quer estrear da mesma forma que a JAC

Grupo chinês está cada vez mais próximo de chegar ao Brasil. Great Wall quer vender as marcas Haval, Poer e Tank no país a partir de 2023

GWM Brasil [divulgação]
GWM Brasil [divulgação]

Por vezes, o mercado brasileiro parecia que receberia uma série de marcas chinesas para além daquelas que chegaram entre o final dos anos 2000 e a década passada. Uma delas era a Great Wall, que se tornou hoje o Great Wall Motors (GWM), que representa marcas como Haval, Poer, Tank, Ora e a Salon Tech.

Agora, com a fábrica de Iracemápolis (SP) adquirida da Mercedes e com Haval, Poer e Tank garantidas para chegarem ao Brasil a partir de 2023, a GWM definiu um pouco mais do seu plano estratégico. Revelando suas futuras ações de gota a gota, a Great Wall confirmou que vai estrear no Brasil de forma bastante similar que a sua conterrânea JAC fez no país, em 2011.

De acordo com o grupo, as operações começam com 50 concessionárias no país, da mesma forma que Sérgio Habib fez com a JAC há 11 anos. A GWM fechou com 28 parceiros que serão responsáveis pelos pontos de venda, tendo pelo menos uma loja em todas as regiões do país. Ainda na estreia, é previsto a inauguração de 30 centros regionais de distribuição de peças.

Haval H6 [divulgação]
Haval H6 [divulgação]
Esse ponto da pós-venda prevê ainda que existe a expansão destes centros e concessionárias. Estima-se que serão 133 concessionárias disponibilizadas em 112 cidades até o segundo semestre de 2024. A GWM ainda confirma que quer vender seus carros de maneira online, podendo receber o carro na concessionária ou com o Pick-up & Delivery, entregando na casa do consumidor, podendo enviar o carro em todas as 5.570 cidades do país.

De acordo com a GWM, os 28 parceiros investirão cerca de R$ 1 bilhão se considerar a construção das concessionárias, contratação de pessoal e treinamento de funcionários. Adicione ainda a compra de equipamentos e tecnologia necessária para vendas e a realização de serviços de pós-venda. Estima-se que sejam contratados cerca de 2.000 empregados com as lojas até meados de 2025.

Haval H6 [divulgação]
Outro ponto é que a Great Wall aproveitou para revelar a fachada das suas concessionárias. Chamadas de House of Tomorrow, as lojas terão o GWM em destaque e um totem com o logotipo do grupo e o nome das marcas: Haval, Poer e Tank, em ordem alfabética. As lojas terão um estilo futurista, como pode ser visto na imagem divulgada. O primeiro carro a ser lançado no país será o Haval H6.

>>Flagra: Haval H6 híbrido já circula em versão brasileira

>>Haval revela as primeiras imagens do nosso H6

>>Haval H6, híbrido que estreia em breve, tem consumo revelado