Quem acompanha o Auto+ sabe desde janeiro que a Volkswagen trabalha no projeto 246 que dará origem ao Gol SUV. O modelo será produzido em Taubaté, interior de São Paulo ao lado do Polo Track assim que o atual Gol sair de linha. Mas trazemos algumas novidades descobertas sobre o modelo.
A projeção feita em parceria com o talentosíssimo Renato Aspromonte do Overboost recebeu algumas atualizações baseadas em fontes ligadas à marca. “Vocês acertaram quase tudo, mas o desenho interno da lanterna está todo errado e o para-choque dianteiro é um pouquinho diferente”, alertou a fonte.
Com a informação em mãos, podemos cravar agora que o desenho do Gol SUV está 100% de acordo com o que estará nas lojas em 2025. O para-choque dianteiro tem o detalhe cinza em evidência, formando um pequeno dente de abertura de ar. Como no T-Cross 2023, as luzes de neblina (mesma peça do Nivus) serão ligadas por um plástico preto.
A lanterna traseira do Gol SUV será mais simples do que especulávamos. Será de LED e terá barra luminosa ligando toda a peça. Contudo, a luz de ré e de seta ficará no mesmo espaço branco nas laterais. O desenho interno traz três losangos acompanhados da fita luminosa superior – menos é mais no carro de entrada da Volkswagen.
Skoda Volkswagen
Como a ideia é que o Gol SUV atue na mesma faixa de preço do Polo, se tornando não somente o SUV de entrada da Volkswagen, mas também dividindo o papel de carro de entrada da marca com o hatch, ele tem soluções para custar menos. Uma delas é dividir componentes com o Skoda Fabia, tal qual toda estrutura frontal e porta dianteira.
Esse parentesco com o Fabia tem um motivo: a Skoda também terá seu Gol SUV. O projeto é tocado entre as duas marcas e renderá um equivalente para a Skoda a ser vendido na Índia e potencialmente na Europa. O SUV comapcto, a princípio, é somente para o Brasil e Índia. Mas como o Nivus agradou à matriz, a Volkswagen do Brasil pode ter um segundo filho feito por lá.
Gol SUV só 1.0
Debaixo do capô do Gol SUV haverá apenas motor 1.0 TSI. Tal qual o Polo, o motor chega nas configurações 170 TSI e 200 TSI. Ambos são 1.0 três cilindros turbo, mas com números diferentes de potência e de torque: 116 cv e 16,8 kgfm no 170 TSI e 128 cv e 20,4 kgfm no 200 TSI. Para exportação haverá versão 1.6 MSI, mas não ficará no Brasil.
O Gol SUV contará com câmbio automático de seis marchas tanto na versão 170 TSI quanto na 200 TSI. No caso de Polo e Virtus, somente o sedã terá transmissão automática na versão mais fraca. Para sorte dos puristas, haverá uma variante manual do 170 TSI, repetindo a estratégia do Polo.
Como tudo na Volkswagen segue um padrão, a gama de versões do Gol SUV será a mesma do futuro T-Cross 2023. Versão de entrada será a Trendline com motor 170 TSI, seguida pela Comfortline, também com o 170 TSI. O motor 200 TSI ficará restrito ao Highline. Fiat Pulse e o futuro SUV de entrada da Renault são os grandes alvos do VW 246.
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