
Batizar carros é algo complicado. Existem nomes que não dão certo em algumas línguas específicas (o que piora no caso do Brasil e seu espírito quinta série). Para facilitar as coisas, diversas montadoras têm recorrido a numerais, letras ou siglas alfanuméricas. Assim não há erro na hora de batizar um carro. Mas a falta de criatividade da Geely, dona da Volvo, chama atenção.
Além da marca sueca, hoje a Geely é dona das marcas Lotus, Proton, Geometry, Radar, Rarizon e LEV, mas chamo atenção para Lynk & Co, Polestar, Zeekr e Smart (da qual era é dona de 50%). As quatro marcas usam um sistema nada criativo de nomes, extremamente confuso e que sofre do mesmo mal.
Para entender a confusão, vou usar a Volvo de exemplo. A marca adota siglas e números nos quais fica claro que um XC40 é inferior a um XC90 e que o XC60 fica entre eles. Assim como ninguém se confunde que o S60 é menor que o S90. S na Volvo é para sedã, XC e EX para SUVs, C para cupê e V para peruas. Tudo bem organizadinho.
![Lynk & Co 03 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/lynk_co_03_em-f_edited-750x450.jpg)
Confusão inicial
Mas Lynk & Co, Polestar, Zeekr e Smart não fazem isso. As marcas são uma verdadeira bagunça de nomes e de falta de criatividade. Começa pelo fato de que os carros são batizados de acordo com a sequência de lançamento. Vamos à Polestar de exemplo. O 1 foi o primeiro modelo lançado pela marca, que era um cupê híbrido grande.

Mais um zero
A situação fica ainda pior na Lynk & Co. A marca adotou o mesmo sistema, mas com um 0 a mais. Seu primeiro modelo foi o 01 lançado em 2017. Ele é um SUV compacto, mas o 02 lançado um ano depois é menor que ele. E para piorar a situação, o 03, que é um sedã médio, surgiu antes do hatch 02.

Cada um no seu quadrado
Essa estratégia da Geely fez com que todas as marcas usam nomes iguais, mas com poucas diferenças. A Polestar tem uma casa decimal (1, 2 ,3), a Lynk & Co adiciona um zero (01, 02, 03, 04, 05, 06, 08 e 09), que dobra na Zeekr (001 e 009), enquanto na Smart ganha a hashtag (#1).
>>Geely quer tudo da Mercedes e compra 7,6% da Aston Martin
>>“Por volta de 2025”, diz Volvo sobre paridade de preços de carros elétricos
>>Geely, dona da Volvo, vai lançar celular para concorrer com o iPhone