
Enquanto no Brasil algumas pessoas se sentiram ofendidas por conta de uma propaganda do Volkswagen Polo e estão causando desnecessariamente nas redes sociais, na China a Great Wall resolveu dar pano para manga. Ainda que o Fusca elétrico da Ora já seja polêmico sozinho, ele recebeu alguns modos de condução bastante sexistas que reforçam preconceitos com mulheres ao volante.
Dentro da linha de carros da Ora, a marca de elétricos da Great Wall, existem dois Fusca. O Punk Cat e o Ballet Cat. Ambos são muito semelhantes, com o Punk Cat mais fiel ao Fusca e o Ballet Cat destinado ao público feminino. Tanto que agora ganhou agora os modos “homem quentinho” e “mulher ao volante”.
Com o sexista modo “Mulher ao Volante”, o Ora Ballet Cat não deixa que a motorista interfira no volante com o piloto automático adaptativo ativado, além de permitir controlar por voz o park assist e também ativar a ré. Mas a Great Wall não deixou claro se homens também podem usar esse modo.
Nesse caso, o Ora Ballet Cat basicamente aumenta a temperatura do ar-condicionado para “aquecer o corpo e a mente”. Mas precisava chamar de modo “Homem Quentinho”? Existem outros problemas machistas nas novas adições do modelo, como no comunicado em que diz que foi criado um “espaço mágico e secreto para mulheres esconderem sua maquiagem”.
![Ora Ballet Cat [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/ORA-Ballet-Cat-1_edited-750x450.jpg)
Foto matinal
Só que não para por aí! Há ainda um “espelho de maquiagem com luzes de LED íntimas na sua frente, com uma luz especialmente pensada para mulheres orientais iluminarem sua pele e deixar o efeito da maquiagem mais perfeito”. Tudo isso com a adição de uma câmera de selfie integrada para tirar fotos antes de dirigir. Sério, Great Wall?
>>Volkswagen pede R$ 280 mil pela versão mais barata da Kombi elétrica
>>Flagra: Haval H6 roda no Brasil testando sistema híbrido da Great Wall
>>Haval H6 vai ser o primeiro carro da Great Wall feito no Brasil