Ampliando aos poucos a linha Transit no Brasil, a Ford traz agora mais dois modelos ao nosso mercado. Produzida no Uruguai, a nova Ford Transit Chassi Cabine chega ao Brasil para preencher uma lacuna de mercado que a Fiat Ducato deixou aberta. Com duas variantes, a van é a mais barata da categoria.
Para o Brasil, serão oferecidas duas variantes da Transit Chassi Cabine. A primeira será a homologada para 3,5 toneladas de PBT Legal de 3,5 toneladas, o que permite ser conduzida com CNH B. Nesse caso, sua capacidade de carga é de 1.401 kg. Por essa variante, a Ford cobra R$ 273 mil.
Já o modelo para CNH C tem homologação para carregar 2.601 kg, jogando seu PBT Legal para 4,7 toneladas. Essa versão custa mais barato: R$ 260 mil por conta da tributação diferenciada para esse tipo de veículo.
Contudo, a Ford terá uma promoção de lançamento, onde as 100 primeiras unidades da Transit Chassi Cabine terão generosos descontos. A versão para CNH B sai por R$ 250 mil, enquanto o modelo para CNH C vai a R$ 240 mil. Vale lembrar que são 100 unidades ao todo das duas variantes, não um lote de 100 modelos para cada.
Comprimento variável
Um dos destaques mais interessantes da Ford Transit Chassi Cabine é que ela conta com balanço traseiro ajustável para colocação de diversos implementos diferentes. Com isso, seu comprimento total varia entre 6,66 m e 6,16 m, tudo por conta do balanço traseiro ajustável. A mudança de comprimento é feita na concessionária.
Em relação às versões com carroceria de van, a Chassi Cabine recebeu estrutura de longarina reforçada, melhorias estruturais com aços de ultra resistência e rodeiro duplo. A tração traseira foi mantida, sendo um dos diferenciais da Transit em relação a maioria das concorrentes.
O motor não muda em relação ao restante da linha: trata-se do 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 165 cv e 39,7 kgfm de torque pareado a um câmbio manual de seis marchas. O motor conta com turbo de geometria variável, correia de sincronismo banhada a óleo e já atende aos níveis de emissões de poluentes do Proconve L8 que entra em 2025.
Saindo do básico
Diferentemente da imensa maioria das vans chassi-cabine, a Ford Transit não vem com a lista mais básica de itens de série – pelo contrário. Vem equipada com volante com ajuste de alura e profundidade, direção elétrica, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, vidros e travas elétricas, ar-condicionado e retrovisores elétricos.
Além disso, traz de série comandos de som no volante, seletor de modo de condução, controle de torque em curva, controle anticapotamento, estabilização de vento lateral, controle de carga adaptativo, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e banco do motorista com regulagem de altura.
Redução de custos
A fim de manter os custos de operação baixos, a Ford diminuiu o valor das revisões e peças. Comparativamente à Mercedes-Benz Sprinter, sua principal concorrente, a Transit tem custo de operação 25% menor. O seguro é 11% mais barato e a manutenção corretiva em caso de colisão é 46% mais em conta.
Comparando as 10 primeiras revisões, a Ford cobra R$ 14.346, enquanto a Sprinter sai por R$ 14.602 – um valor similar. Já em caso de manutenção corretiva, a coisa pesa: R$ 62.102 para a Ford contra R$ 155.119 na Mercedes. Em colisão, a diferença também é grande. A Transit pede R$ 40.890 para ser arrumada, enquanto a Sprinter sai por R$ 47.283.
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