Depois de anunciar como lançamento no ano passado, a Ford Transit automática finalmente está à venda no Brasil oficialmente. A primeira van de grande porte sem pedal de embreagem a ser oferecida em nosso país, chega em quatro variantes com preços partindo de R$ 274.500 – praticamente o mesmo que a Ford pede pela Ranger Storm (R$ 275.590).
Debaixo do capô, a Ford Transit automática traz o mesmo motor das versões manuais. Trata-se de um 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 165 cv e 39,7 kgfm de torque. A diferença agora é que, ao invés de seis marchas e pedal de embreagem, ela usa uma caixa automática de 10 marchas. A tração segue traseira.
A transmissão é exatamente a mesma que a Ford usa no Mustang e na F-150. Mas que também é compartilhada com a Chevrolet, que a emprega em Camaro e Silverado. Cada carro, contudo, possui um acerto específico para lidar com seus usos diferentes. A van, como tem foco em carga, privilegia o uso do torque do motor diesel.
Para o Brasil, serão ofertadas quatro versões automáticas da Transit: Furgão por R$ 274.500, Vidrada por R$ 298.200, Minibus com 14 passageiros por R$ 336.500 e Minibus de 17 passageiros por R$ 358.900. Não haverá Transit Chassi-cabine com transmissão automática, mantendo a variante somente com câmbio manual.
Ford Transit 2023: preços e versões
Furgão Médio MT – R$ 258.300
Furgão Longo MT – R$ 264.900
Furgão Longo AT – R$ 274.500
Vidrada MT – R$ 270.700
Vidrada AT – R$ 298.200
Minibus 14 lugares MT – R$ 291.350
Minibus 14 lugares AT – R$ 336.500
Minibus 17 lugares MT – R$ 313.100
Minibus 17 lugares MT – R$ 358.900
>>Ford terá prejuízo de R$ 15,8 bilhões por causa de carros elétricos
>>Nova Ford Transit SuperVan chega aos 100 km/h em 2 segundos
>>Ford Transit Custom ganha versão elétrica inspirada no novo Fusion