![Ford Ranger Raptor 2022 [divulgação] Ford Ranger Raptor 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/02/ford_ranger_raptor_263_edited-990x556.jpg)
Com visual malvadão, a Ford Ranger Raptor foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (22). E não é apenas o visual da picape que se tornou mais robusto, já que o modelo ganhou diversos reforços estruturais e modificações para aguentar as aventuras off-road. Essa versão será a responsável por inaugurar a nova geração da picape na Europa, que terá as primeiras unidades entregues no fim do último trimestre.
Basta um olhar rápido para identificar o modelo Raptor. A versão conta com para-lamas alargados, grade com o nome da Ford destacado e pneus off-road calçando as rodas de liga leve de 17 polegadas. Sem contar o nome da versão estampado nas laterais, para não deixar nenhuma dúvida de que se trata do modelo mais radical da Ranger.
E para coroar o visual agressivo, o conjunto mecânico foi devidamente preparado pela Ford Performance para entregar o máximo de potência. O propulsor escolhido foi o Ecoboost V6 3.0 a gasolina. Biturbo, este propulsor entrega 288 cv e 50 kgfm de torque. Uma transmissão automática de 10 marchas e a tração 4×4 completam o conjunto mecânico.
![Ford Ranger Raptor 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/02/ford_ranger_raptor_661_edited-750x450.jpg)
Motor parrudo
Além de ser potente, o motor foi criado para ser robusto. O bloco do propulsor utiliza grafite, que é 75% mais rígido e resistente que o ferro fundido tradicional. Até mesmo o ronco pode ser personalizado de acordo com a necessidade do motorista. Caso esteja em um ambiente que exija silêncio, como a garagem do prédio, há a opção Quiet. Este modo reduz o barulho, evitando incômodos e reclamações para quem vive em condomínios.
Outras opções são os modos Normal, Sport (que aumenta o ronco do motor) e Baja. Neste último, o barulho se torna mais alto, como se a Ranger Raptor tivesse um sistema de escape direto. Por isso ele deve ser utilizado apenas em ambientes off-road ou se você for um vizinho pentelho, para irritar os moradores às 6h da manhã.
Robustez
Conforme já mencionado, alguns pontos da Ranger foram modificados na versão Raptor. Novos apoios e reforços estruturais foram feitos na carroceria e no chassi da picape. Outro ponto que foi alterado é o conjunto de suspensão, que ganhou braços reforçados e molas mais tecnológicas.
A placa de proteção dianteira é outro item modificado e reforçado. Feita com aço de alta resistência, a peça tem 2,3 mm de espessura e, em conjunto com outras proteções da parte inferior, ajuda a proteger o radiador, sistema de direção, cárter e o diferencial dianteiro.
![Ford Ranger Raptor 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/02/ford_ranger_raptor_163_edited-750x450.jpg)
Sem dinossauros
Não é só o ronco do motor que conta com diversas configurações. É possível selecionar diferentes modos de condução para a Ranger Raptor, tanto no on-road quanto no off-road. Para o uso urbano, é possível optar pelos modos Normal, Sport e Slippery (pisos escorregadios). Já para as aventuras fora de estrada, a picape conta com as opções Rock Crawl (terrenos com pedras), Sand (areia), Mud/Ruts (lama) e Baja, que permite andar com a picape em velocidades altas mesmo no off-road.
Internamente, a tecnologia marca presença no painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas e na telona da central multimídia. A peça vertical tem 12 polegadas e tem integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som é completado pelo conjunto de oito alto-falantes assinado pela marca Bang & Olufsen.
>>Cinco itens que o Chevrolet Onix Plus tem na China e no Brasil não
>>BYD Tan 2023 reestilizado terá 730 km de autonomia
>>Volkswagen up! está de volta, mas não no mercado brasileiro