As montadoras chinesas focadas em veículos eletrificados chegaram causando um rebuliço e isso fez as fabricantes tradicionais se movimentarem rapidamente. Em um recente evento internacional, o CEO da Ford afirmou que sua empresa já tem em mente um carro elétrico barato e que o povo precisa amar novamente os modelos de tamanho mais compacto.
Foi durante o Aspen Ideas Festival que Jim Farley deu uma entrevista para a equipe da CNBC. Ele afirmou que o carro elétrico acessível da marca dona do SUV Territory estaria pronto em até dois anos e meio e seria revelado ao mundo em meados de 2027. Jim apostou alto no projeto, tanto que disse que a montadora irá lucrar bastante com ele.
O executivo não deu detalhes do projeto, apenas confirmou que esse novo carro da Ford viria para incomodar os automóveis eletrificados chineses como os da BYD e GWM. Ainda durante o bate-papo, Farley contou que os Estados Unidos precisam abandonar a ideia de amar somente os carros grandes, pois eles não ajudam tanto na transição para um futuro mais limpo.
Adepto de mudanças radicais
Jim contou que a sociedade norte-americana precisa rever os carros menores e compacto com mais carinho, pois eles são importantes até para a adoção de um conjunto eletrificado. Contudo, ele entende que o público ame mais os modelos maiores, pois ele também os prefere. O CEO revelou que sua empresa está focando em eletrificar os carros mais compactos.
Já que, em sua visão, eletrificar os maiores não faz tanto sentido financeiro. Para Farley, as fabricantes precisam fazer uma mudança radical para se ter um automóvel elétrico lucrativo. O portal Carscoops finalizou o relato da entrevista com o pensamento de Jim dizendo que se a Ford não focasse nesse novo carro barato e eletrificado para até cinco anos, a expansão que as marcas chinesas estão tendo vai aumentar.
Ainda não há informações se o modelo elétrico acessível virá ao Brasil, para assim aumentar o portfólio da montadora por aqui. Hoje, ela possui apenas o SUV Mustang Mach-E como elétrico por aqui e a caminhonete Maverick como híbrida convencional. Vale dizer que eles são modelos de passeio. Já os comerciais, E-Transit chassi ou furgão são 100% elétricos.
O que você achou do pensamento do executivo? Acredita que o futuro será somente de carros elétricos? Conte nos comentários