Nos últimos dias, o assunto fábrica da Ford em Camaçari, Bahia, voltou a chamar atenção. Isso porque foi aventada a possibilidade de que a Ford voltaria a fabricar carros no Brasil ou vender sua planta à BYD. Mas a história é um pouco diferente disso.
Tudo começou em 26 de fevereiro quando Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, tweetou falando sobre a negociação que o presidente Lula e o Governo Federal estão intermediando entre Ford e BYD para a compra da fábrica de Camaçari.
“Vem aí a retomada do desenvolvimento industrial do nosso Nordeste! O governo Lula negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari. Lula vai visitar a China e dialogar sobre a instalação. Estamos na torcida!”, escreveu Rodrigues, em sua conta no Twitter, mas o tweet não se encontra mais disponível.
Erro de interpretação
No mesmo dia, também no Twitter, Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, contou que “o Governo Lula negocia a retomada da Ford na Bahia, com isso, reaquecendo importantes polos industriais do nordeste”. Com a frase dita pelo ministro, subentende-se que a Ford poderia voltar a fabricar carros no Brasil.
A informação foi replicada por diversos portais afirmando que a Ford voltaria a fazer carros no Brasil, focada em elétricos. Mas não é isso que vai acontecer. Bastava um pouco mais de pesquisa ou clicar no link que Marinho compartilhou para entender que, na verdade, quem vai usar a fábrica será a BYD.
O governador ainda reforçou sua fala com um novo tweet feito no dia seguinte em que diz: “Ontem comentei aqui que, na viagem de Lula à China, um dos assuntos pode ser a negociação do uso da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, para a produção de carros elétricos”. Especificamente, os carros elétricos da BYD.
Planos da BYD
Uma das ideias, revelada pela CNN Brasil, é que o governo da Bahia conceda benefícios à BYD para comprar a fábrica da Ford. Entre eles estão isenções fiscais e benefícios em impostos. A ideia da BYD com a fábrica é produzir motores elétricos para caminhões e ônibus e depois carros elétricos para exportação.
A fabricação de carros para venda no Brasil seria feita somente em uma terceira fase, ainda sem modelo definido. Se a negociação der certo, a BYD pretende iniciar as atividades na antiga fábrica da Ford a partir do segundo semestre de 2024.
>>BYD Tan: é um cruzeiro 5 estrelas com vista para o mar | Avaliação
>>Ford Maverick: testei a picape por um mês e 2.000km | Avaliação
>>GWM Haval H6 despenca em vendas na China e BYD Song Plus o atropela