Para o alto e avante!

Ford prepara caminhonete elétrica para corrida de montanha

A Ford F-150 Lightning SuperTruck irá encarar a Subida de Montanha de Pikes Peak (EUA). A prova inclui 20 km de subidas e 156 curvas

FordF-150 SuperTruck
[Divulgação}

A Ford divulgou as primeiras imagens da nova caminhonete elétrica, a F-150 Lightning SuperTruck, preparada pela Ford Performance, divisão de veículos de alto desempenho da marca. Este veículo foi especialmente projetado para competir na famosa subida da montanha Pikes Peak, no Colorado, EUA. O desafio, programado para o final de junho de 2024, tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de propulsores elétricos.

A Ford Performance otimizou a aerodinâmica e aumentou a potência da F-150 Lightning SuperTruck, baseada na caminhonete elétrica da marca do oval azul, para enfrentar a Subida Internacional de Pikes Peak.

Conhecida também como “Corrida para as Nuvens” e “Playground do Diabo”, a prova inclui 20 km de subidas íngremes e 156 curvas, a mais de 1.400 metros de altitude, sendo um laboratório ideal para testar veículos elétricos.

FordF-150 SuperTruck
[Divulgação}

Esses testes de desempenho são fundamentais para o desenvolvimento de componentes como motores, inversores e baterias, além de fornecer dados valiosos sobre a calibração de software e a química das células de bateria. De com a Ford, operar o veículo nessas condições extremas permite conhecer os limites dos motores elétricos e aplicar os aprendizados no aprimoramento de seus veículos de produção.

No ano passado, a Ford Performance competiu na prova com outro protótipo elétrico, a SuperVan 4.2, baseada na E-Transit, que estabeleceu o recorde na categoria Open Class com o tempo de 8 minutos e 47,682 segundos.

Ford Transit Supervan [divulgação]
Ford Transit Supervan [divulgação]

Qual a sua opinião sobre os veículos elétricos de alta performance? Escreva o que acha nos comentários!


>>Os 5 carros 0km mais baratos com faróis de LED

>>Ram Classic R/T é exclusiva em todos os sentidos | Impressões

>>BYD começa a importar o sedã médio King para o Brasil