Desde seu lançamento nos EUA, a Ford Maverick Hybrid era mais barata que a versão 2.0 turbo. E tudo soou muito estranho quando a divisão brasileira resolveu lançar a variante eletrificada exatamente pelo mesmo preço da turbo por aqui. Mas havia uma razão para isso, que só agora foi explicada.
De acordo com o furo do site Ford Authority, depois confirmado pela Ford ao The Drive, a Maverick Hybrid passará a custar US$ 1.500 (R$ 7.385) a mais em relação ao modelo 2.0, revertendo a ordem. Com isso, o preço de entrada da Maverick subirá dos atuais US$ 22.595 (R$ 110.844) pela XL Hybrid para US$ 24.995 (R$ 122.617) na XL 2.0 turbo.
Com isso, a Maverick híbrida mais barata dos EUA não sairá por menos de US$ 26.495 (R$ 129.976). A mudança de lógica de preço afetará todas as versões, isso inclui a Lariat vendida no Brasil. Ou seja, é possível que, em um futuro breve, a versão eletrificada da picape passe a custar mais que a 2.0 turbo 4×4. Hoje elas são vendidas por R$ 244.890.
Resolvendo a demanda
A Ford resolveu adotar essa estratégia por simplesmente não dar conta do volume de produção necessário para atender aos pedidos da Maverick. A picape vende muito mais do que o esperado pela montadora norte-americana e, mesmo com aumento de turnos na fábrica do México, ainda assim não consegue atender a todos.
Como resultado, a Ford tentou incentivar os consumidores a levar o modelo 2.0 turbo para casa, por ser mais rápido de produzir e ter mais unidades em estoque. Não adiantou, visto que o preço da Maverick Hybrid era mais atrativo, além do consumo menor. Por isso, a Ford agora vai tentar forçar mais vendas da variante turbinada.
Apelando para o preço, a Ford força o consumidor a, pelo menos, pensar em levar a Maverick 2.0 turbo para casa ao invés da Hybrid. Com isso, a produção pode seguir em ritmo mais acelerado e chegar mais próximo de atender a demanda. Se a produção desafogar, podemos até ter a chance de receber mais unidades da picape no Brasil e em mais versões.
>>BYD confirma compra da fábrica da Ford na Bahia
>>Flagra: Ford Maverick rebaixada de fábrica chegará em breve
>>Cinco versões legais da Ford Ranger que nunca tivemos no Brasil