Em um conceito parecido com o do antigo Fusion híbrido, a nova Ford Maverick Hybrid será lançada em breve no nosso mercado. Depois de uma apresentação para a imprensa em novembro do ano passado, a primeira picape híbrida do Brasil acaba de chegar em suas primeiras unidades.
Prestes a ser lançada no Brasil
As primeiras unidades da Maverick Hybrid acabam de desembarcar no porto de Vitória, no Espírito Santo. Contudo, estes primeiros exemplares não devem ser vendidos ao público como zero quilômetro. Inicialmente eles servirão para um uso interno da Ford.
O uso deve acontecer na preparação do lançamento, que acontecerá ainda nesse primeiro semestre do ano. Isso inclui materiais comerciais, treinamentos para concessionários e funcionários, demonstrações, eventos de imprensa e etc.
Vale lembrar que a picape faz parte dos 10 modelos que a Ford pretende lançar ainda em 2023. Dentre eles, F-150 e Transit automática já foram lançados. Ainda resta veículos como a Transit Chassi, a nova geração da Ranger e o elétricos Mustang Mach-E e E-Transit.
Mais barata que a Maverick EcoBoost
A picape de porte intermediário no mercado brasileiro deverá ser vendida em somente uma variante. Assim como a configuração puramente a combustão, a caminhonete híbrida será baseada na versão de topo Lariat. Mas, sem o pacote off-road FX4 da Maverick 2.0 turbo.
Outra diferença entre elas é que felizmente a híbrida será mais barata que a atual, da mesma forma que acontece nos Estados Unidos. Isso significa que terá um preço abaixo dos R$ 244.890 cobrados atualmente pela Maverick 2.0 EcoBoost.
Imagina-se que tenhamos pelo menos uma diferença de R$ 25.000. Assim, a novidade pode ser ofertada na casa dos R$ 220 mil. Apesar de ter um conjunto híbrido, esse menor custo acontece em razão dos descontos de impostos para modelos híbridos, além da perda da tração nas quatro rodas.
Além disso, o motor 2.0 EcoBoost (253 cv e 38,7 kgfm) provavelmente é mais caro para ser produzido, enquanto o 2.5 aspirado é mais simples. Mudanças na lista de equipamentos não devem ser expressivas, já que ambas são baseadas na configuração de topo Lariat.
Segundo foi revelado pelos parceiros do site Motor1 em um manual da picape obtido, a Maverick Hybrid terá teto-solar elétrico. Esse item infelizmente não está presente na versão turbo, mas pode também ganhar o equipamento em breve.
Bom conjunto mecânico
A Ford ainda não divulgou oficialmente os dados técnicos da picape para o mercado brasileiro. Contudo, sabemos que ela utilizará um propulsor 2.5 aspirado de ciclo Atkinson, que é mais econômico que o ciclo Otto. Ele rende até 164 cv, com torque de 21,4 kgfm.
O motor elétrico rende até 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados eles proporcionam no máximo 193 cv e 23,9 kgfm. A transmissão é automática do tipo e-CVT, enquanto a tração é somente nas rodas dianteiras da caminhonete.
Vale lembrar que por ser um híbrido convencional, a recarga não é realizada com a conexão na tomada, como nos híbridos plug-in. No caso da Maverick Hybrid, o próprio motor a combustão recarrega as baterias, além da frenagem regenerativa.
De acordo com o informado pela marca, a autonomia fica acima dos 800 km. Já o 0 a 100 km/h ficará em torno de 7,8s, com velocidade máxima definida em 177 km/h. Como a Ford Maverick não tem muitas pretensões de trabalho, sua capacidade de carga fica definida em 680 kg.
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