Destaque

Ford Maverick: consumo oficial é melhor que o da Fiat Toro diesel

Consumo da versão híbrida da Ford Maverick chama atenção, em especial na cidade, sendo melhor que da Fiat Toro diesel

Ford Maverick Lariat Hybrid [divulgação]
Ford Maverick Lariat Hybrid [divulgação]

Sucesso de pedidos nos Estados Unidos e já confirmada para o Brasil, a Ford Maverick ainda não passou pelo crivo da imprensa americana e nem pelo teste dos clientes. Enquanto isso não acontece, agencias reguladoras fazem os primeiros testes na picape intermediária e revelam o consumo oficial. A surpresa é que a Ford Maverick é mais econômica que a Fiat Toro diesel.

Segundo o Environmental Protection Agency, que faz a classificação dos consumos oficiais dos carros nos EUA, como faz o Conpet/INMETRO no Brasil, a Maverick Hybrid consegue fazer 14,8 km/l na cidade. Já na estrada, o consumo sobe para 11,7 km/l. Comparando com a Fiat Toro diesel, a picape brasileira faz 9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.

Para conseguir esse feito, a Ford equipa a Maverick com motor 2.5 quarto cilindros aspirado  de 164 cv e 21,4 kgfm de torque ligado a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm de torque. Combinados, entregam 193 cv e 21,4 kgfm. A transmissão é do tipo CVT e há apenas tração nas rodas dianteiras.

Comparando com a Fiat Toro diesel, a picape italiana tem vantagem apenas no torque. O motor 2.0 quatro cilindros turbo entrega 170 cv e 35,7 kgfm de torque. Aqui a transmissão é automática de nove marchas e a tração 4×4 é item de série em todas as Toro diesel.

A verdadeira rival da Toro

A realidade é que a Ford Maverick compete com a Fiat Toro diesel na versão mais potente. A irmã da Ranger tem a disposição motor 2.0 EcoBoost quatro cilindros turbo a gasolina com 250 cv e 38,3 kgfm de torque. É um pouco diferente do Bronco Sport que traz 240 cv e 38 kgfm de torque com o mesmo motor.

Ford Maverick XLT [divulgação]
Ford Maverick XLT [divulgação]
No caso da Maverick EcoBoost, a transmissão é automática de dez marchas, uma a mais que a Toro. Já a tração nas quatro rodas é um opcional. No caso, o consumo revelado pelo EPA é de 8,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada na versão com tração dianteira. Já a Maverick 4×4 turbo faz 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

>>Fiat Toro se torna picape mais vendida do Brasil em setembro

>>Toro turbo flex 2022 não é rainha à toa, mas segue bebum | Avaliação

>>Fiat Toro Volcano agora pode ter grade da Ultra ou Ranch