No Brasil e nos EUA, a Ford já havia cravado que não teria mais qualquer tipo de modelo fora SUVs, picapes, Mustang e a Transit. Com isso, sedãs e hatches estavam definitivamente fora do radar de modelos futuros da Ford. Contudo, lá na China foi revelado antes da hora o novo Mondeo 2023, que pode bem se tornar o Ford Fusion 2023 nas Américas.
Fusion e Mondeo vinham minguando nas vendas antes de serem aposentados. Contudo, ainda detinham um volume forte de emplacamentos mensais tanto nas Américas quanto na Europa. Isso faz com que a nova geração possa ter chance de não ser exclusiva da China. Por lá, vale lembrar, os sedãs ainda tem alta demanda, apesar do forte avanço dos SUVs.
O novo Mondeo / Fusion 2023 é baseado no inédito Ford Evos. O modelo é um misto de perua com hatch e SUV, o que trouxe certa aura aventureira ao novo sedã. Ele tem dianteira agressiva com faróis finos conectados à grade frontal por um friso cromado ou preto (na versão ST Line).
A parte principal do farol fica em um quadrado preto logo abaixo as luzes diurnas e ela é conectada à abertura de ar inferior somente no modelo esportivo. O toque de SUV fica por conta do teto contrastante e pelas caixas de roda bem marcadas. Maçanetas aerodinâmicas camufladas na carroceria parecem ser a nova tendência.
Inspirado no Mustang, o novo Fusion / Mondeo tem lanternas traseiras retangulares com três filetes verticais. Elas são conectadas por um friso luminoso que divide a área onde fica o logo da Ford e o nome Mondeo (que pode virar Fusion caso ele vá para as Américas). O para-choque tem falso extrator de ar somente no ST Line.
Televisão?
Não foram reveladas imagens do interior, mas ele deve seguir o mesmo layout usado no Evos. O crossover conta com tela de 43 polegadas que incorpora o painel de instrumentos em uma sessão de 12,3 polegadas e a central multimídia em uma área de 27 polegadas. Em relação ao tamanho, o novo sedã da Ford chega aos 4,92 m de comprimento (7 cm a mais que o Fusion).
O emblema EcoBoost 245 na traseira revela que o novo Mondeo / Fusion traz o mesmo motor 2.0 EcoBoost usado no Brasil antes do sedã se aposentar. Ele é pareado a uma transmissão automática de oito marchas e é exatamente o mesmo conjunto do crossover Evos.
>>Ford Maverick estreia custando mais que Ranger e Toro na Argentina
>>Nova geração da Ford Ranger estreia antes do Natal
>>Ford Bronco Sport brilha nos EUA, no Brasil vende menos que Territory