Por anos, a RAM dominou o segmento de caminhonetes grandes no Brasil com a 2500. Mas, desde 2021, a marca do carneiro vem expandindo sua gama de modelos com a chegada da 1500, depois da 3500 e mais recentemente da Classic. De olho nesse potencial mercado, a Ford finalmente resolveu trazer a F-150 ao nosso país.
Carro mais vendido dos EUA há mais de quatro décadas e um dos carros mais vendidos do mundo, a Ford F-150 demorou para ser vendida por aqui. Não era incomum ver unidades importadas não oficialmente por entusiastas, que tendem a preferir a anabolizada F-150 Raptor. Para a importação oficial, porém, a Ford adotou outra abordagem.
Sem revelar os preços, a marca apresentou as versões Lariat e Platinum. Ambas serão equipadas no Brasil com pacote off-road FX4, enquanto a Lariat já virá com o kit Sport oferecido lá fora. A primeira tem pegada mais esportiva com detalhes pretos e ausência de cromados, enquanto a segunda é mais elegante e recheada de cromo.
Itens de série
A Ford F-150 Lariat funcionará como versão de entrada da caminhonete grande, sendo já generosamente equipada. Ela traz de série rodas de liga-leve de 20 polegadas, estribo lateral fixo, faróis full-LED com luz diurna, sistema de iluminação 360°, ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro e banco do motorista e do passageiro com ajuste elétrico.
Além disso, traz bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, banco traseiro com aquecimento, volante com ajuste elétrico de altura e profundidade, pedais com ajuste elétrico, retrovisor eletrocrômico, direção elétrica, teto solar, 8 airbags, faróis com acendimento automático e assistente de luz alta e assistente de partida em rampa.
A lista é extensa e segue com câmera de ré, controle de descida, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de cruzamento com frenagem autônoma, controle de oscilação de reboque, câmera 360°, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, sensor de chuva, painel digital, caçamba com abertura e fechamento elétricos, sistema de som com 8 alto-falantes.
A topo de linha Platinum ganha sistema de som com 18 alto-falantes, estribo elétrico, console com superfície de trabalho, rodas de liga-leve de 20 polegadas cromadas e luz de freio central de LED.
Motor e câmbio
Devido à capacidade de carga inferior a uma tonelada (681 kg na Platinum e 728 kg na Lariat), a Ford F-150 será vendida unicamente com motor a gasolina. Trata-se do mesmo Coyote 5.0 V8 do Mustang, mas com potência e torque reduzidos por conta da proposta da caminhonete.
São 405 cv e 56,7 kgfm contra 480 cv e 56,7 kgfm do Mustang Mach 1. A transmissão automática de dez marchas também é compartilhada com o muscle-car da Ford, mas também é usada na rival Chevrolet Silverado, que será vendida no Brasil ainda neste ano. Dados de consumo não foram revelados.
Cores
As duas versões da Ford F-150 no Brasil serão oferecidas nos tons Preto Vesúvio, Prata Orvalho, Vermelho Zadar, Cinza Avalanche, Branco Nur e Cinza Torres. Contudo, só a Platinum traz as opções Azul Mônaco e Cinza Glasgow.
>>RAM Classic é o gigantismo contra o clichê | Avaliação
>>Chevrolet Montana 2023 mira na Oroch e cutuca Toro | Impressões
>>RAM 1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação