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Ford foi a última marca a fazer um carro com base de caminhonete

Construção chassi sob carroceria hoje é usada só por SUVs e picapes, mas o carro de passeio comum já foi feito assim

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Ford Crown Victoria [divulgação]

Hoje em dia no mercado há uma separação muito clara do que é um carro comum de um utilitário: o tipo de construção. Modelos monobloco dominaram o mercado por conta da maior rigidez de carroceria e segurança. Já a construção chassi sob carroceria permaneceu viva só em picapes e SUVs que precisam desse tipo de articulação de carroceria.

Esse tipo de construção mais rústica, digamos assim, permite maior capacidade de carga e de reboque, além de ser ideal para picapes de médio e grande porte. A flexibilidade permitida por um chassi faz com que a picape possa torcer sua carroceria mais em uma trilha off-road – o que explica a caçamba sempre ser separada da carroceria.

Só que, até a popularização da construção monobloco pela Citroën com o Traction Avant em 1934, todo carro era construído do mesmo jeito que as caminhonetes: com chassi sob carroceria. A transição levou décadas, mas ter um carro feito como uma caminhonete já era algo extremamente raro nos anos 1970. 

Chassi do oval azul

Só que a Ford foi a última marca a abandonar esse tipo de construção. Tudo por conta de um carro que nasceu com o propósito de ser luxuoso, mas se tornou utilitário por essência: o Ford Crown Victoria. O nome foi usado por anos pela versão mais luxuosa do Ford Fairlane e depois pelo LTD, mas só se tornou um modelo separado em 1991.

A ideia era que ele representasse a Ford no segmento de sedãs full-size como o modelo mais luxuoso da marca. Mas quis o destino que ele se tornasse o carro mais reconhecido dos filmes e séries de tv. Tudo porque o Crown Victoria era o carro mais comprado por taxistas e policiais nos EUA.

A construção robusta, o motor V8 potente e de baixa manutenção, além do programa da Ford de modificações feitas especificamente para esses dois segmentos fez com que o Crown Vic (seu apelido) o tornasse um carro essencialmente de trabalho. A boa fama permaneceu e ele dominou o segmento por décadas.

Estrela dos filmes

A segunda e última geração foi lançada em 1997 e manteve o visual praticamente inalterado até o fim. A venda para público comum foi mantida até 2007, quando ele passou a ser somente um carro para policiais e taxistas. Com isso, o Crown Victoria foi vendido até 2012, quando saiu de linha por conta de novas legislações e diminuição da lucratividade.

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Ford Crown Victoria [divulgação]
Ele era um carro verdadeiramente grande, com 5,38 m de comprimento, que é 3 cm a mais que uma Ford Ranger. Na largura, o parrudo sedan marcava 1,96 m, enquanto a altura era de 1,44 m. Por conta da construção rústica e a quantidade de reforços estruturais que ele tinha, era um sedã com peso equivalente ao Jeep Commander diesel mais equipado.

Vale lembrar ainda que o Crown Victoria foi vendido pela Mercury como Grand Marquis (ou Marauder na versão esportiva) e pela Lincoln como Town Car. Os modelos tinham leves diferenças visuais e o Town Car é conhecidíssimo por suas versões limusine. O Lincoln saiu de linha em 2011, enquanto o Mercury morreu junto da marca no mesmo ano. 

Ford Crown Victoria [divulgação]
Ford Crown Victoria [divulgação]

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