Assim como os carros elétricos demoraram anos até se tornar algo verdadeiramente viável, a Ford quer resgatar uma tecnologia do passado para o presente. Com os carros automáticos cada vez mais dominando o mercado, a marca do oval azul parece ter encontrado uma solução para a boa e velha transmissão manual.
Registros revelados pela Muscle Car And Trucks revelam que a Ford planeja fazer uma transmissão manual que não necessariamente precisa de pedal de embreagem. A ideia é uma evolução do terrível sistema usado pelo Fiat Palio Citymatic e pelo Mercedes-Benz Classe A semiautomático no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000.
A ideia da Ford é mais complexa, no entanto. Haverá sim pedal de embreagem para que o motorista use em momentos que haja necessidade ou para trocas mais rápidas. Contudo, para o trânsito ou em horas que a necessidade de conforto é maior, um robô atuará fazendo o acionamento da embreagem. Assim, o motorista só faz as trocas na alavanca.
Para esportivos
Essa junção do melhor dos dois mundos deve ser usada somente nos modelos esportivos da Ford. O sistema deve estrear na nova geração do Mustang, que tem lançamento programado para 2023. Já o Fiesta ST e Focus ST (ou RS) também podem usar esse tipo inovador de transmissão manual.
A Ford poderá adotar o câmbio com embreagem automática para o Bronco, visto que o SUV grandalhão anda tendo boa procura pela versão manual. O acionamento automático da embreagem poderá aumentar ainda mais a demanda por esse tipo de variante do SUV parrudo.
No Brasil, dificilmente a Ford deverá adotar essa tecnologia. Afinal, quando as marcas tentaram reinventar o câmbio manual com os automatizados de embreagem única ou os semiautomáticos com embreagem eletronicamente acionada, as vendas foram extremamente baixas. Além disso, eles se tornaram mico no mercado.
>>Chevrolet pode seguir a Ford e só ter SUVs, picapes e esportivos
>>VW Amarok GTI? Versão alemã da Ranger Raptor é considerada
>>Proprietários da Ford Maverick dizem que picape perdeu adesivos nas lavagens