O reposicionamento da Ford no Brasil tem mostrado algumas virtudes e também problemas. Um deles tem sido visto com o Bronco Sport. Muito elogiado pela crítica (inclusive pelo Auto+), o SUV tem patinado forte nas vendas. Muito contrário do sucesso que tem obtido nos EUA. A situação é tão tensa, que ele vende menos que o Territory, que recentemente perdeu uma versão.
Além de fechar várias concessionárias e desistir do mercado de grande volume, a marca do oval azul passou a vender carros bem mais caros que antes, além de focar em mais lucro. Como consequência, hoje seu carro mais barato é a Ranger que começa em R$ 194.690. Mas como um carro que faz tanto sucesso lá fora não consegue o mesmo por aqui?
Segundo dados da Fenabrave, o Ford Bronco Sport teve apenas 680 unidades emplacadas entre março (quando foi lançado) e setembro. Ele nem aparece entre os 40 SUVs mais vendidos do Brasil. Isso representa uma média de 98 unidades por mês. Isso é menos do que o Territory vem emplacando por mês, já que o SUV chinês, que não é considerado um sucesso, tem tido média de 120 unidades por mês.
Até modelos reconhecidamente de baixo volume como Mitsubishi Pajero, Audi Q5 e até mesmo Land Rover Discovery, que são bem mais caros que o Bronco Sport, têm obtido média mensal de vendas substancialmente mais alta que o estreante da Ford. Seu rival direto em porte, o Jeep Compass, consegue emplacar pelo menos 60 vezes mais que o Bronco Sport.
Bronco Sport nos EUA
Do outro lado da moeda temos os EUA com o Bronco Sport como um dos SUVs mais vendidos da Ford. Ele passou o Escape nos últimos meses e tem se consagrado como 12º modelo de porte médio mais vendido do país. Segundo o Car Sales Base, o Bronco Sport teve 80.934 unidades vendidas neste ano: praticamente 120 vezes a mais que no Brasil.
O feito do Bronco Sport nos EUA é tão importante que ele conseguiu vender mais que o Jeep Compass no mesmo período. O SUV da Jeep conquistou 58.209 clientes na terra do Tio Sam entre janeiro e setembro. Aqui no Brasil o volume é parecido: 52.860 no mesmo período. Contuso, o líder do segmento por lá, o Toyota RAV4, teve 313.447 unidades vendidas em 2021.
Questão de versões
Muito foi questionado no lançamento do Bronco Sport no Brasil do porquê a Ford não lançar as versões 1.5 turbo dele por aqui. A marca dizia que estava focada no segmento de luxo, colocando modelos como Mercedes-Benz GLA e Land Rover Discovery Sport como os concorrentes do novo SUV, quando na real ele deveria brigar com Compass e companhia.
E é justamente aí a questão. Por mais que o Bronco Sport seja muito completo e um carro mais do que competente, seu preço de R$ 264.690 o coloca no mesmo mercado de carros de luxo. E a grande maioria dos consumidores não quer pagar o preço de um Volvo em um Ford. Por melhor que esse Ford seja.
Lá nos EUA a situação é mais simples. O SUV médio é oferecido em cinco versões com opção de motor 1.5 ou 2.0, ambos turbo a gasolina. Com o motor mais fraco, ele começa em US$ 27.215 (R$ 151.307) na versão Base, cresce para US$ 28.720 (R$ 159.674) na Big Bend e termina em US$ 32.860 (R$ 182.560) na Outer Banks.
Com motor 2.0 turbo as opções são Badlands de US$ 33.360 (R$ 185.338) e US$ 38.160 (R$ 2012.005) na First Edition, que é equivalente à nossa Wildtrack. Caso a Ford optasse por trazer o Bronco Sport Outer Banks, o topo de linha com motor 1.5, e cobrasse seus R$ 190 mil ou R$ 200 mil, certamente já teria mais mercado que hoje.
De quebra, conseguiria pegar as versões topo de linha de Jeep Compass flex, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos – que são seus reais concorrentes. Ainda com a vantagem de ficar em um preço abaixo do Jeep Compass diesel.
>>Bronco Sport é o melhor Ford que você pode comprar hoje | Avaliação
>>Ford Maverick: consumo oficial é melhor que o da Fiat Toro diesel
>>Ford Focus 2022 é renovado em todas as versões para atacar o VW Golf