![Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia] Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Falando de Carro / Renato Maia]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/POLO_FALANDO_DE_CARRO_AUTO_MAIS_3_edited-990x556.jpg)
Toda polêmica envolvendo o Volkswagen Polo nos últimos dias serviu também para a marca alemã tentar abafar as informações que surgiram sobre o modelo reestilizado. Mas, uma bobeada que duas unidades do Polo 2023 deram durante o test-drive de lançamento do novo Chevrolet Equinox 2023 foi suficiente para desvendar alguns segredos.
Comigo ao volante, Renato Maia do Falando de Carro nas fotos e informações obtidas pelo Motor1, revelamos agora em exclusividade a estratégia por trás do Volkswagen Polo 2023. Tudo começa pelo fim de um dos principais rumores do modelo: não haverá Polo híbrido. Contudo, o hatch usará um truque do up! TSI para se tornar o 1.0 mais econômico do Brasil.
O motor eTSI que vem sendo testado em um Golf MK8 que roda pelo Brasil é 1.5 e será usado somente por modelos maiores da marca. É provável que o Taos seja o grande responsável pela estreia do conjunto eletrificado, o qual usa um motor elétrico no lugar do alternador. Não chega a ser um híbrido de fato, mas sim um micro-híbrido.
Carro mais econômico do Brasil?
Mas então o que é esse Volkswagen Polo 2023 com rodas aerodinâmicas e pneus finos? Simplesmente a nova versão de entrada do modelo. Ele não é exatamente o Polo Track, que terá missão de substituir o Gol e usará motor 1.0 MPI. Na realidade, essa nova variante de entrada do Polo servirá como um sucessor ao up! TSI com alma de BlueMotion.
Hoje esse título pertence ao Renault Kwid que faz 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol. Já abastecido com gasolina são 14,9 km/l e 15,6 km/l. A Volkswagen terá de fazer alguns truques para melhorar os números do up! TSI, que chegavam a 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol, enquanto na gasolina marcava 13,8 km/l e 16,1 km/l respectivamente.
Estilo refinado
Além do novo Polo 2023 de entrada, o flagra também revela uma versão mais sofisticada. Ao contrário do modelo com motor de up! TSI, esse manterá o acerto 200 TSI do 1.0 três cilindros turbo. Ou seja, 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Outra alteração é que o 170 TSI terá câmbio manual de cinco marchas, enquanto o mais potente será somente automático de seis.
Nessa variante, agrade frontal tem abertura total para melhor resfriar o motor. Contudo, todos os Polo 2023 terão faróis full-LED. A solução será por espelhos como no Nivus e no Taos Comfortline. É possível que a variante topo de linha (ou a GTS) adote sistema IQ.Light com lentes complexas, projetores e iluminação adaptativa.
Novas versões?
Apesar de não ter adotado o visual global, o Polo 2023 pode passar a ser vendido na nova nomenclatura de versões que a Volkswagen já usa na Europa. A versão mais básica segue sem nome, enquanto a Comfortline é trocada por Life, enquanto a Highline passa ao nome Style.
>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023
>>Tavendor é novo SUV grande da Volkswagen com jeito de Peugeot 3008
>>Exclusivo: Volkswagen T-Cross 2023 reestilizado terá apenas três versões