Falta pouco para a revelação oficial da Chevrolet Montana 2023, marcada ainda para este ano. Mas, enquanto o dia não chega, a General Motors segue testando a caminhonete rival de Fiat Toro e Ford Maverick. Contudo, à medida que os testes se intensificam, ela não faz mais questão de esconder a picape – a não ser por camuflagens.
Flagrada por esse que vos escreve em São Caetano do Sul, bem próximo à fábrica da Chevrolet, a nova Montana 2023 roda por dois simples motivos. Primeiro que a GMestá finalizando alguns parâmetros da picape antes do lançamento. Mas o principal é torná-la notícia. Todo flagra rende notícia e quanto mais ela for divulgada, melhor.
Diferentemente da Ford que traz a Maverick ao Brasil em baixo volume, a da Renault que não consegue de jeito nenhum fazer a Oroch emplacar, a GM não quer ser coadjuvante no segmento. A marca prepara a fábrica de São Caetano para produzir o máximo de Montana que puder para brigar pela liderança do segmento – hoje na caçamba da Fiat Toro.
A Fiat Toro vende em média 4 mil unidades por mês, um número que a GM quer pelo menos atingir com a Montana. Como o Tracker tem média de 5,5 mil unidades/mês e é feito em São Caetano, já mostra o potencial da fábrica. Só que o truque da Chevrolet é que parte da produção do SUV agora é feita na Argentina, desafogando São Caetano para a Montana.
Se a marca americana conseguir o mesmo volume mensal do Tracker, já será suficiente para não somente atropelar a Fiat Toro, como se tornar a segunda caminhonete mais vendida do Brasil. Isso significará também vender o dobro da média mensal da irmã maior S10. Lembrando que a S10 vai ganhar uma nova geração em breve, bem mais sofisticada.
Base e motor de Tracker
A Chevrolet Montana 2023 é o quarto carro da marca no Brasil a usar a plataforma GEM. A base é usada hoje em Onix, Onix Plus e Tracker. Seria usada também na nova geração da Spin, mas ao que tudo indica, a minivan ganhará mais um tapa no visual. Ela compartilhará diversos elementos com os irmãos, como volante e bancos.
A caminhonete terá somente motores três cilindros turbo, conforme já confirmado pela Chevrolet. A grande possibilidade é que ela conte somente com o 1.2 três cilindros turbo flex de 133 cv e 21,4 kgfm de torque – hoje usado somente no Tracker Premier. Esse motor é bem mais fraco e tem menos toque que o 1.3 turbo de Oroch e Toro.
Para brigar em pé de igualdade com as rivais, o 1.5 três cilindros turbo do Tracker chinês e do Seeker / Trax pode ser escalado. Nesse caso, são 184 cv e 25,5 kgfm de torque. Assim, ela equipara em potência com a Toro, perdendo só por 1 mísero cavalo, enquanto supera a Oroch em confortáveis 14 cv. O torque, contudo, é 2 kgfm menor que de Fiat e Renault.
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