Achou que a única caminhonete que a Stellantis lançaria neste ano no Brasil seria a Ram Rampage? Pois prepare sua caçamba porque a Fiat Titano também está chegando. Baseada na Peugeot Landtrek e na Changan Caicene F70, a nova caminhonete média da Fiat estreará no segundo semestre.
Diferentemente de Toro e Rampage, a Titano será uma caminhonete à moda tradicional. Ou seja, chassi sob carroceria. A ideia é que ela brigue com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e VW Amarok, enquanto a Rampage pega a Ford Maverick. Ou seja, são picapes para públicos diferentes, mas que terão preços semelhantes.
A Fiat Titano está passando por extensas mudanças feitas pela engenharia da Fiat a fim de adaptar a picape à realidade brasileira. Afinal, nosso mercado exige caminhonetes muito robustas e parrudas. O modelo contará só com motor diesel, mas que ainda não foi revelado. Hoje, os motores disponíveis em Changan Kaicene F70 e Peugeot Landtrek são fracos.
Visualmente, a única diferença, fora logotipos, entre Fiat Titano e Peugeot Landtrek ficará por conta da grade frontal. No modelo italiano, a grade é mais larga para cobrir o local em que ficariam os típicos dentes de leão da Peugeot. Além disso, conta com parte interna diferente para abrigar o logotipo da marca italiana.
O interior será igual ao da Peugeot, ou seja, miolo de volante de 208, além da central multimídia igual à do Citroën C3. Mudanças em tecidos e revestimentos, além do logotipo no volante, serão as alterações mais drásticas que a Stellantis fará na picape para trocar de marca. Afinal, o trabalho forte está na engenharia. Ao leitor Marcelo de Oliveira Reis, o agradecimento pelas fotos.
>>Efeito Ram Rampage: 5 carros com nomes que são cacofonias
>>Rampage é a Ram do tamanho certo | Impressões
>>Exclusivo: RAM Landtrek está fora de cogitação para o Brasil