A Fisker, em parceria com a Ample, desenvolveu um novo sistema de carregamento para carros elétricos que promete ser revolucionário. Afinal, com o crescimento desses veículos, que melhoram em autonomia a cada ano, o grande calcanhar de Aquiles ainda é a espera para carregar.
Por isso, a união das empresas promete resultar em um tipo de recarga que seria tão rápido quanto encher o tanque com combustível. Poucos detalhes foram revelados, mas basicamente a ideia da empresa é desenvolver um sistema de troca das baterias, de modo que elas possam ser recarregadas em estações próprias.
Ou seja, em vez das baterias atuais que são presas no carro, ou até mesmo fazem parte da estrutura do veículo, o novo projeto permitiria que elas se soltassem como se fossem pilhas gigantes. Segundo a Fisker e a Ample, o sistema já está em desenvolvimento e deve estrear no primeiro trimestre de 2024, utilizando o SUV Ocean.
Neste primeiro momento, a ideia é focar em empresas que têm frotas de carros e que buscam trocar os modelos a combustão por elétricos. No uso profissional, há um temor sobre o alto valor necessário para trocar as baterias dos elétricos atuais, então a ideia da Fisker é atrair esse público, já que trocar essas baterias removíveis seria bem mais barato. Ao menos essa é a promessa da empresa.
Além de desenvolver as baterias, será necessário disponibilizar as estruturas para o carregamento, já que é preciso criar as estações de recarga necessárias. Porém, a fabricante de carros garante que há tempo hábil para criar essa infraestrutura necessária até o lançamento dos modelos compatíveis.
>> Novo SUV da Honda será lançado em junho para brigar com o Creta