Enquanto no Brasil o segmento de furgões/vans compactas é basicamente constituído pela Fiat Fiorino (e sua irmã quase gêmea Peugeot Parnet Rapid), lá na Europa essa categoria ainda ferve. Prova disso é que a Ford prepara a nova geração da Tourneo Courier, que agora terá base de Puma e renderá um equivalente para a Volkswagen.
Diferentemente da Tourneo Connect, que usa plataforma MQB da Volkswagen, a irmã menor será construída com coração de Ford. Só que, dessa vez, o caminho será o contrário. Isso porque a Volkswagen construirá uma van compacta baseada no novo modelo da Ford. A plataforma é a B2E do Puma, uma evolução da base do Fiesta.
O flagra feito pela revista Autocar mostra conexões visuais fortes com a Transit Connect e também com os modelos norte-americanos da Ford. Os faróis em L são bem parecidos com os usados nas caminhonetes, enquanto a grade filetada remete aos tempos do Fusion de primeira geração.
Desce reto
Para maximizar o espaço interno e minimizar o externo, a traseira da Tourneo Courier é bem reta. Já área dos passageiros traseiros é totalmente integrada com a frente, diferentemente do que ocorre na Fiat Fiorino entre a porção frontal e o baú. Vale lembrar que a van da Ford também terá uma versão furgão, que troca de nome para Transit Courier.
O interior traz o mesmo volante da Maverick e painel de instrumentos visualmente conectado com a central multimídia, como tem se tornado moda ultimamente. Não ficou claro se o painel de instrumentos será digital ou não, mas as chances são grandes. A motorização não foi revelada, mas são esperadas versões 1.0 turbo e elétrica.
Com a morte do Fiesta já em processo e a do Focus anunciada para 2025, a Tourneo Courier será o carro de entrada da Ford na Europa. Possivelmente, essa Fiat Fiorino do oval azul será o carro mais barato da marca norte-americana globalmente. Em tamanho, certamente será o menor disponível pela marca. Não há planos de lançar a van no Brasil, vale ressaltar.
>>Fiat Fiorino encarece e agora parte de R$ 111.990
>>Nova geração do Fiat Doblò é um Peugeot Partner com outro logo
>>Partner Rapid não parece, mas é ideia genial da Peugeot | Impressões