Há pouco tempo uma notícia caiu como uma bomba no mundo automotivo: o grupo Jaguar Land Rover anunciou que mudaria o nome oficialmente para JLR (apelido usado corriqueiramente) e que separaria a Land Rover em três marcas. Mas esse seria o fim definitivo da marca britânica?
Diferentemente de muitas notícias que circularam por aí: não. O grupo emitiu um comunicado afirmando que “Land Rover continuará. É forte, bem conhecido, e usaremos sua imagem de resistência para conferir às nossas marcas autenticidade e objetivo”. Só que a ideia agora é criar três marcas diferentes que hoje são linhas da marca britânica.
Não ficou claro como será o futuro. Uma possibilidade é fazer como a Great Wall no Brasil, que usa GWM como marca e Haval, Poer e Tank como linhas (sendo que lá fora, são todas marcas). ou se seguirá como é hoje, apenas fortalecendo diferenças entre os modelos. Existe também a possibilidade de o nome Land Rover restar apenas para o grupo.
A ideia que a Land Rover divulgou é transformar suas três famílias em marcas independentes e diferentes. Com isso, não teríamos mais modelos como Land Rover Discovery Sport ou Land Rover Range Rover Velar. A ideia é que o nome da marca do Reino Unido saia e eles passem a integrar marcas diferentes.
Jeep britânica
Isso pode ser bastante benéfico para que o grupo JLR comece a atuar em frentes diferentes e mude a estratégia das submarcas. Hoje a linha Discovery fica um tanto quanto perdida sem o apelo luxuoso dos Range Rover ou a parrudez dos Defender. Seu único argumento é a presença de sete lugares nos dois modelos.
Em um futuro próximo, a JLR pode converter a marca Discovery em sua própria Jeep. Ou seja, fazer SUVs em todos os segmentos, mas não mais de luxo, baixando para o mercado generalista para ganhar volume e mais presença no mercado. É uma marca com histórico e imagem forte suficiente para isso.
Andar de cima
Em contrapartida, os modelos Range Rover seguem no segmento de luxo, ganhando mais forte. Hoje é a linha mais vasta com quatro modelos: Evoque, Velar, Sport e Vogue. A JLR pode deixar os modelos Range Rover como estão e expandir a linha com SUVs cupê e outras variantes esportivas dos atuais presentes.
Já os modelos Defender apostam em um visual off-road retrô e uma pegada bem diferente dos Range Rover ou Discovery. Há planos para um modelo menor do Defender seguindo a receita da Ford com Bronco e Bronco Sport ou da Jeep com Wrangler e Renegade. Os Defender, tal qual os Discovery, podem abrir mão de ser luxuosos para ganhar volume.
>>Land Rover não existe mais e grupo anuncia grandes mudanças
>>Jaguar F-Pace ganha versão limitada inspirada em carro de corrida
>>JLR considera Defender Sport para brigar com Jeep Renegade