.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Teto solar...não agora

Fiat Toro e Ram Rampage não terão teto solar nessa geração, ao contrário de Fiat Pulse e Fastback

Stellantis trabalha no teto solar para os Fiat Pulse e Fastback, enquanto as caminhonetes Fiat Toro e Ram Rampage terão de esperar

Ram Rampage Laramie 2.2 [Auto+ / Rafael Pocci Dea]
Ram Rampage Laramie 2.2 [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Antecipado pelo Auto+ em junho de 2024, a chegada do teto solar para os SUVs subcompactos Fiat Pulse e Fastback abriu uma esperança de que outros modelos ganhassem o item. Fiat Toro, que já contou com o sistema, e Ram Rampage eram os modelos mais cotados. Mas isso não vai acontecer…ao menos agora.

A Stellantis já trabalha em uma nova geração de todos os modelos produzidos em Goiana, Pernambuco. A janela de lançamentos será longa e envolverá até um SUV da Peugeot. Só que as caminhonetes só vão ter teto solar em uma próxima geração. Fontes ligadas à marca dizem que, no caso da Rampage, é um desejo forte, mas que não pode ser atendido agora.

Apesar de estruturalmente estarem prontas para receber teto solar, visto que a Fiat Toro tinha esse item até poucos anos atrás, as primas de caçamba deixarão para a próxima geração para receber o item. Isso porque a ideia é que o teto solar seja panorâmico com duas folhas, o que não foi possível instalar na atual Toro.

Fiat Toro Ranch 2.2 cinza, com DRL's acesos e vista de frente
Fiat Toro Ranch 2.2 2025 [Divulgação]

Quem se recorda, via nas primeiras Fiat Toro um teto solar de folha única o qual contemplava apenas os passageiros da dianteira. O item era caro e raro de aparecer nela. Até porque atrapalhava o visual porque obrigava a usar o rack de teto curto que hoje só a versão Endurance utiliza.

No caso da Ram Rampage, o teto solar se torna ainda mais necessário dado o posicionamento mais premium da caminhonete intermediária. Só que, sem ser panorâmico não é algo que a Stellantis quer fazer. Para a próxima geração, contudo, esse item será provisionado.

Novas gerações em andamento

Stellantis
Jeep Renegade Sahara 2025 [divulgação]

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, as novas gerações de Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro, Ram Rampage e Peugeot 3008 já circulam por corredores secretos de Goiana, Pernambuco. A Stellantis prepara uma renovação completa de todos os modelos, mas com mantenimento da plataforma Small Wide 4×4.

O Jeep Renegade deve ser o único a migrar de base, passando para a CMP e trocando a fábrica de Goiana por Betim, MG, ou Porto Real, RJ. A ideia é manter a robustez e o visual icônico, mas a tração 4×4 deve deixar de ser oferecida ou, em último caso, seguir o irmão menor Avenger que usa um motor elétrico na traseira para ser 4×4.

Jeep Compass Limited flex branco com teto preto parado de frente em um estacionamento - Curiosidades carros
Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]

Já o Jeep Compass terá uma nova geração com a base atual. Na Europa, há pronto um Compass com base EMP2, mas o modelo pode manter o visual que será apresentado em breve, mas migrar para a plataforma antiga. Ela é preferida por conta da robustez, opção de tração 4×4 com reduzida e eletrificação possível graças à engenharia brasileira.

Fiat Toro e Ram Rampage também contam com uma nova geração em desenvolvimento, mas isso ainda vai demorar. Isso porque a Toro passará por uma reestilização de médio porte e terá faróis pixelizados e motores eletrificados. Já a Rampage terá motor 2.0 turbo a rambox na caçamba antes de mudar de visual.

Peugeot 3008 europeu azul de frente com escorregadores ao fundo
Peugeot 3008 [divulgação]

Há também o desenvolvimento de um Peugeot 3008 para o Brasil feito com a plataforma Small Wide a ser produzido em Goiana. Possivelmente ele só encaixa na fábrica com a transferência do Renegade. Por fim, o Jeep Commander primeiro passará por uma reestilização antes de mudar totalmente. Ele será o último modelo da lista. 

Você acredita que a estratégia da Stellantis vai levantar as vendas de seus SUVs e caminhonetes? Conte nos comentários.