Assim como a Chevrolet diz que 2023 será o ano das caminhonetes no Brasil, a Stellantis também terá grandes lançamentos nessa área. Prova disso, é que a Fiat finalmente revelou o nome de sua primeira caminhonete média. A derivada da Peugeot Landtrek e da Changen Kaicene F70 será batizada de Fiat Titano.
A Fiat diz que o nome foi “ inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder. Além disso, pode ser vinculado também ao metal titânio, o mais resistente usado pela indústria de alta tecnologia, conferindo alta resistência e durabilidade”.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Fiat adota um nome com inspiração na mitologia grega. Os compactos Argo e Cronos também são dessa vertente. Argo foi a embarcação construída com a ajuda da deusa Atena para que Jasão e os argonautas (será que podemos chamar donos de Argo de argonautas?) navegassem de Iolcos até Cólquida para recuperar o Velocino de Ouro.
Já Cronos, na mitologia grega, é o deus do tempo e rei dos titãs. É o mais jovem dos titãs, filho de Urano e Gaia. Com isso, a Fiat passa a ter três carros com nome da mitologia grega (Titano, Argo e Cronos) e três com nomes em inglês (Pulse, Mobi e Fastback).
Caminho compartilhado
A Fiat Titano será a primeira caminhonete média vendida pela Fiat no Brasil, mas não a primeira de sua história. Antes dela, a marca vendia a Fullback na Europa, que era uma versão rebatizada da Mitsubishi L200 Triton. A Titano segue a mesma receita, sendo uma Peugeot Landtrek com outra grade frontal – ao menos no visual.
Fontes ligadas a marca garagem que a Fiat Titano terá muitos reforços e melhorias em relação à Peugeot Landtrek. A versão francesa da picape chegou a quebrar durante testes de resistência feitos pela engenharia de Betim, MG. Por isso a preocupação da Stellantis tem reforçar a picape para atender às expectativas de um modelo da Fiat.
O motor deve ser o novo 2.2 quatro cilindros turbo diesel que está em desenvolvimento para o Brasil. Ele é derivado do motor de 140 cv e 34,4 kgfm de torque usado em Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. Mas terá mais de 200 cv e torque acima de 45 kgfm para se adequar às demandas da categoria.
Lembrando que, com a chegada da Fiat Titano, a Stellantis terá a seguinte escada de picapes no Brasil: Fiat Strada, Fiat Toro, Fiat Titano, RAM 291, RAM Classic, Jeep Gladiator, RAM 1500, RAM 2500 e RAM 3500. A RAM Landtrek, que será feita no Uruguai junto das irmãs Peugeot e Fiat, será vendida nos mercados em que Strada e Toro são oferecidas como RAM.
>>Exclusivo: revelamos os números do novo 2.0 turbo da Stellantis
>>RAM Landtrek está fora de cogitação para o Brasil
>>Exclusivo: RAM 291 terá 5 combinações de versões e motores