Vendido no Brasil por R$ 214.990 em versão única, o Fiat 500 elétrico não vende tão bem na Europa quanto a Stellantis gostaria. Apesar de não ser considerado um fracasso, a marca planejava vender 90 mil unidades em 2023, mas só conseguiu emplacar 77 mil Fiat 500 elétricos. Com isso, a fábrica da Fiat na Itália entrará em férias coletiva.
Localizada em Mirafiori, região de Turim, a fábrica do Fiat 500 elétrico terá 1.250 funcionários dispensados para férias coletivas entre 12 de fevereiro e 3 de março. A linha de montagem de Maserati, localizada na mesma planta, também terá paralização temporária com 1.000 funcionários de férias. Por lá, a marca faz Levante, Quattroporte e Ghibli.
Vale lembrar que na Europa, a Fiat vende o 500 a combustão fabricado na Polônia e o elétrico feito na Itália. O modelo a combustão ainda mantém vendas constantes e deve permanecer no mercado por mais alguns anos, já que seu volume de comercialização é quase o dobro do elétrico.
Assim como no Brasil, o Fiat 500 elétrico é um carro caro na Europa, além de pequeno. Modelos como BYD Dolphin, GWM Ora 03 e MG 4 tem apresentado preço semelhante, mas porte bem superior, o que coloca as vendas do pequeno modelo da Stellantis em desvantagem.
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