Entre as picapes compactas, a Fiat Strada é a que mais inova no mercado. Foi a pioneira em diversos elementos como versão aventureira, cabine estendida, cabine dupla, quatro portas, sistema blocante e agora câmbio automático. Um trunfo que a Volkswagen Saveiro poderia ter jogado há muito tempo, visto que o Gol e Voyage têm transmissão automática.
A Fiat confirmou que o lançamento da Strada CVT ocorrerá em 10 de dezembro. O modelo é bastante aguardado pois a demanda por câmbio automático no Brasil cresce cada vez mais. Como a Strada se tornou também um carro de passeio com a opção de quatro portas e a sofisticação a mais da versão Volcano, faz sentido.
Se hoje a Strada já vende como pão quente e, vez ou outra, é líder de vendas no mercado brasileiro, tente mensurar o impacto que o câmbio automático terá nas vendas. O conjunto mecânico será moderno e compartilhado com o novo irmão Fiat Pulse. Contudo, não espere, por enquanto, por uma Strada turbo.
Redução na potência
Ela seguirá equipada com motor 1.3 Firefly, que tem opção de câmbio CVT no Pulse Drive de entrada. O motor passou por uma recalibração para atender às novas normas de emissões de poluentes. Esse acerto já foi feito no Pulse, o que fez com que a potência caísse dos 109 cv com etanol para 107 cv. Com gasolina ele desceu de 101 cv para 98 cv.
Já o torque também foi alterado, indo de 14,2 kgfm para 13,7 kgfm com etanol. Já com gasolina, a redução foi de 13,7 kgfm para 13,2 kgfm. Esse novo acerto de motor será aplicado a todas as versões da Strada a partir de 2022 – isso inclui as variantes com câmbio manual que seguem em linha.
A Fiat ainda não detalhou quais versões receberão a transmissão automática. A topo de linha Volcano é a certeira. Contudo, a marca pode preparar uma nova versão topo de linha que será comercializada somente com transmissão CVT. Strada Ranch? Strada Ultra? Essas são duas fortes possibilidades. A versão Freedom não deve receber o câmbio automático.
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