Carro mais vendido do Brasil há dois anos, ainda que tenha sua liderança sobre forte ameaça em 2023, a Fiat Strada está passando pelo seu primeiro processo de renovação na segunda geração. Agora, ela conta com motor 1.0 turbo e com as mesmas versões da Fiat Toro, já que a Ultra ainda faltava. Além disso, a Strada Endurance 2024 mudou de motor.
Strada 1.0 turbo
A grande novidade da Strada 2024 é o motor 1.0 três cilindros turbo, batizado de T200 e que estava presente só em Pulse e Fastback. Além da picape compacta, outro modelo que receberá em breve o propulsor turbinado é o hatch francês Peugeot 208. O conhecido três cilindros turbo entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Atrelado a uma transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. Segundo a Stellantis, a picape precisa de 9,5 segundos para chegar aos 100 km/h e tem velocidade máxima declarada de 180 km/h. Mesmo tendo motor maior, a Chevrolet Montana 1.2 turbo, por ser mais pesada, cumpre a mesma prova em 11,7 segundos.
Oficialmente, o consumo é de 12,1 km/l na cidade com gasolina e 8,3 km/l com etanol no mesmo circuito. Já na estrada com a Strada turbo são 13,2 km/l com gasolina e 9,4 km/l com etanol. Vale ressaltar que mecanicamente as duas versões são idênticas, o que difere é que a Ranch usa pneu de uso misto e a Ultra usa de asfalto, ambos medida 205/55 R16.
Ranch e Ultra
Visualmente as novas versões da Strada 2024 versões se diferem das demais pela presença de um novo para-choque dianteiro com visual mais parrudo. A parte central (cinza na Ranch e preta na Ultra) faz lembrar o Volkswagen Taos. Já o suporte aos faróis de neblina é muito parecido com o usado no Pulse.
A versão Ultra, por conta da pegada urbana, conta com friso vermelho na grade frontal, logotipos escurecidos e detalhe em cinza escuro na parte inferior do para-choque. A roda de liga-leve diamantada tem área preta maior. Por dentro, ela tem couro preto com costuras vermelhas e detalhes em cinza escuro.
Já a Ranch, que agora só será vendida com motor turbo, traz rodas diamantadas, friso cromado na dianteira, logotipos cromados e parte inferior do para-choque em cinza. Por dentro, couro marrom nos bancos e detalhes em marrom no painel. Ambas trazem estribo lateral e santantônio integrado ao rack de teto.
Novidade interna
Para a linha 2024, a Fiat Strada traz volante de Pulse para todas as versões. Ele segue sendo ajustado só em altura, não em profundidade. Além disso, o botão para ligar a luz de neblina passou para a chave de seta, ao invés do painel. Outra mudança é o botão Sport para as versões automáticas, que agora fica no volante.
Endurance com novo motor
Outra mudança importante foi que a Fiat Strada Endurance 2024 tem novo motor. Diferentemente de antes, na qual era a única versão da caminhonete com o velho motor 1.4 Fire quatro cilindros aspirado e direção hidráulica, ela se alinha às demais variantes. Agora, conta com motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm.
Esse motor já era usado nas versões Freedom, Volcano e na Ranch antes de se tornar turbo. Com a mudança de motorização, a Strada Endurance troca a jurássica direção hidráulica pela assistência elétrica presente em todas as outras versões da picape Fiat. Oficialmente, a versão segue com capacidade de carga de 720 kg, mesmo com a troca de motor.
A Stellantis divulga 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e consumo surpreendentemente bom. Com etanol ela faz 9,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Já com gasolina, a Strada Endurance marca 13,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Vale lembrar que o câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Edizione 25
Além da mudança visual para as versões topo de linha, novo motor para a Endurance e estreia do turbo na Strada, a Fiat também celebrará os 25 anos de vida da picape. A Edizione 25, limitada a 1.025 unidades, será baseada na versão topo de linha Ultra e conta com detalhes diferenciados.
A cor Cinza Strada é exclusiva dessa versão, que traz também teto bicolor preto. As rodas de liga-leve são escurecidas, assim como os retrovisores. Há ainda para-barro na traseira e o Fiat Box, uma caixa organizadora na traseira. Por dentro, o nome Ultra vem em vermelho (na Ultra normal é em branco), além de haver soleira e logotipo exclusivo no painel.
Tal qual a versão Ultra regular, a Strada Edizione 25 é equipada com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas. Por essa versão, a Fiat pede o preço mais alto de toda gama 2024 da Strada: R$ 135.990. Ou seja, R$ 3 mil a mais que a Ultra regular apenas pela exclusividade e poucos itens a mais.
Aumento de preços
Dada a presença de novidades em todas as versões, ainda que seja só uma troca de volante para a maioria, os preços subiram. As versões Endurance e Freedom encareceram R$ 1 mil. Já a Volcano está R$ 2 mil mais cara, tanto com o câmbio manual, quanto com o CVT.
Já a Ranch, por ter ganho motor turbo, encareceu R$ 6 mil. Ultra e Edizione 25 não existiam antes da linha 2024 da Fiat Strada.
Fiat Strada 2024: preços e versões
Endurance – R$ 100.990
Freedom Cabine Simples – R$ 106.990
Freedom Cabine Dupla – R$ 112.990
Volcano – R$ 114.990
Volcano CVT – R$ 120.990
Ranch – R$ 132.990
Ultra – R$ 132.990
Edizione 25 – R$ 135.990
Você acha que a Strada se manterá líder de vendas no Brasil? Conte nos comentários
>>Fiat Fastback 2024 ganha melhor acabamento
>>C3 pode dar origem a Fiat Uno europeu elétrico para brigar com Kwid E-Tech