Através de um teaser, a Fiat confirmou que a van Scudo será vendida no Brasil. Esse á mais um resultado concreto da aproximação forte que tem acontecido entre Peugeot e Fiat em território nacional desde a criação da Stellantis. A apresentação oficial acontecerá em 23 de junho, mas as vendas ainda não têm data confirmada para começar.
Vale lembrar que a Peugeot Partener Rapid é a versão francesa da Fiat Fiorino, com modificações visuais, além de posicionamento de preços e itens de série diferentes. A estratégia será repetida com a inédita Fiat Scudo. A van de porte médio será feita no Uruguai, na mesma fábrica em que nascem Citroën Jumpy e Peugeot Expert.
O trio de vans é praticamente idêntico, mudando apenas os logotipos e detalhes da dianteira. Mas dá para dizer que a Citroën Jumpy é mais próxima da Fiat Scudo do que a Peugeot Expert. Isso porque os modelos Fiat e Citroën usam o mesmo farol. Já a grade frontal é diferente, sendo a Scudo com desenho bem parecido com o usado no Argo.
Até o momento foi revelada apenas a versão europeia da Fiat Scudo, na qual o logotipo vermelho redondo da Fiat ainda é usado nas rodas, traseira e interior. Como aqui na América do Sul a Fiat já abandonou esse elemento, é bem possível que a nossa versão já venha com o logo novo em todos os cantos.
Por serem basicamente o mesmo carro, Jumpy, Expert e Scudo usam motor 1.6 BlueHDi quatro cilindros turbo diesel de 120 cv e 30,6 kgfm de torque. A Scudo será o terceiro carro da história da Fiat a ser vendido no Brasil com motor diesel: além da van, a marca italiana tem a Toro e a van grande Ducato (que também tem irmãs Peugeot e Citroën).
A capacidade de carga é de 1.500 kg distribuídos em um baú de 6,3 m³. Há também uma versão passageiros com 11 lugares e teto elevado. Ambas devem ser oferecidas no Brasil. Resta saber qual será a estratégia de preços, visto que as irmãs Peugeot Expert e Citroën Jumpy são vendidas a R$ 161.990.
Considerando que a Fiat Fiorino tem preço intermediário entre as versões da Peugeot Partner Rapid, é possível que a Fiat Scudo custe mais que as irmãs francesas para dar mais espaço a elas no mercado brasileiro. As três, porém, querem é conquistar o público que ficou órfão da Volkswagen Kombi.
>>Fiat Fastback é o nome definitivo do Pulse Cupê rival do VW Nivus
>>Fiat Cronos reestilizado estreia em julho com câmbio CVT e motor 1.0
>>Nova geração do Fiat Doblò é um Peugeot Partner com outro logo