Já não é de hoje que os rumores sobre um mini Renegade circulam por aí. Mas agora informações obtidas pelo Automotive New Europe revelaram que o Fiat Pulse da Jeep será revelado ao mundo ainda neste ano. As vendas, no entanto, devem ficar para o começo de 2023, com direito a uma versão elétrica em 2024.
Diferentemente do plano anterior onde o mini Jeep Renegade seria construído sobre a plataforma do Fiat Uno modificada para usar tração 4×4 atualmente presente no Fiat Panda, o novo modelo terá base de Peugeot. A plataforma será a CMP rebatizada como STLA Small.
É a mesma base do Peugeot 208 e do Citroën C3, o que viabilizaria a produção do mini Renegade no Brasil ou na Argentina. Contudo, o modelo não deve ser vendido por aqui. O projeto Jeep 516 vem sendo tocado pela engenharia italiana e indiana da Stellantis com foco na Europa e Índia.
Por isso, é bastante provável que ele tenha apenas quatro metros de comprimento, respeitando a lei de incentivos fiscais para a Índia. Na prática ele é o Fiat Pulse da Jeep, o que inviabilizaria sua venda no nosso país por atrapalhar a vida do SUV compacto derivado do Argo. A não ser que a Stellantis o ofereça somente na versão elétrica.
A versatilidade da plataforma CMP / STLA Small é que os carros podem ser elétricos, híbridos, microhíbridos ou a combustão. O mini Renegade deve ser equipado com motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque atualmente usado pelo Peugeot e-208 vendido no Brasil.
Por ser um Jeep, terá tração nas quatro rodas tanto nas versões elétricas como a combustão, nem que para isso precise usar um motor elétrico na traseira como auxilio.
>>Jeep Renegade 2022: preços, versões e equipamentos. É o fim do diesel?
>>Compass de luxo: Alfa Romeo Tonale é rival Stellantis do Audi Q3
>>Commander flex: é mais e menos que o irmão Compass | Avaliação