A Stellantis está ampliando sua gama de modelos comerciais no Brasil. Depois de lançar a Peugeot Partner Rapid, a linha é ampliada com o Fiat Scudo. Baseado no Citroën Jumpy e no Peugeot Expert, o modelo da marca italiana recentemente foi lançado na Europa e estará disponível no nosso país a partir de agosto. Confira agora tudo sobre ele.
Versões e itens de série
No Brasil, o Fiat Scudo será oferecido em três versões: Cargo, Multi e Cargo elétrico. De série, o Scudo Cargo traz controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, luz diurna alógena, faróis com regulagem de altura, luz de neblina, indicador de fadiga, chave canivete, ar-condicionado e banco do motorista com ajuste de altura.
Traz ainda volante com ajuste de altura e profundidade, vidros elétricos nas portas dianteiras com função um toque, retrovisores elétricos, piloto automático, limitador de velocidade, direção elétrica, rádio AM/FM com Bluetooth e travas elétricas. A versão Multi adiciona vidros laterais, vidros traseiros e retrovisor central.
Já o E-Scudo, versão totalmente elétrica e oferecida somente na variante Cargo tem a mais que seus equivalentes diesel a presença de seletor de modo de condução, monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, câmera e sensor de ré, sensor de chuva e freio de estacionamento eletrônico.
Cores
As versões diesel contam com opções de cores Branco Banchisa sólido ou Prata Aluminium metálica. O elétrico também tem a opção branco, mas a segunda cor é o Cinza Artense que recentemente estreou no Brasil com a série especial X-Series do Citroën C4 Cactus e na linha 2023 do Peugeot 208.
Preço
Scudo Cargo – R$ 187.490
Scudo Multi – R$ 192.490
e-Scudo Cargo – R$ 329.990
Motor e câmbio
O Fiat Scudo conta com motor 1.5 BlueHDi quatro cilindros turbo diesel de 120 cv e 30,5 kgfm de torque. A tração é dianteira e toda a força é gerenciada por uma transmissão manual de seis marchas. A Stellantis divulgou somente o consumo urbano, que fica em 12,4 km/l.
Já a versão elétrica, chamada de e-Scudo, traz motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque. Com baterias de 75 kWh, ele pode rodar até 330 km com carga completa. Segundo a Fiat, ele exige 11 horas na tomada para carregar 100% em uma estação de 7,4 kW, enquanto uma ultra rápida de 100 kW faz o tempo de espera cair para 45 minutos.
Medidas e capacidade de carga
Independentemente da versão, o Fiat Scudo tem 5,30 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,93 m de altura e entre-eixos de 3,27 m. O volume de carga é de 6,1 m³ ou 6.100 litros. Na versão diesel ele pode levar até 1,5 tonelada, enquanto o elétrico carrega até 1 tonelada.
Em ordem de marcha, o Scudo Cargo pesa 1.725 kg, o Multi 1.714 kg e o e-Scudo marca 2.053 kg. Já o Peso Bruto Total chega a 3.055 kg no e-Scudo, 3.124 kg no Multi e 3.225 kg no Cargo. Todos eles podem ser dirigidos com carteira de motorista do tipo B.
>>Fiat Scudo vai tomar o lugar que foi da Volkswagen Kombi? | Impressões
>>Fiat Pulse estreia no México por R$ 90 mil, mas sem motor 1.0 turbo
>>Mini Jeep Renegade terá versão a gasolina: se cuida Fiat Pulse?