Além do mini Jeep Renegade com plataforma e peças de Peugeot 208, a Stellantis da mais um passo em direção à sinergia entre modelos dos ex-grupos FCA e PSA. Prova disso é o lançamento da nova Fiat E-Ulysse, que é um projeto original da Peugeot e da Citroën. Mas a história vai além, como Opel, essa é a nova Zafira.
Dentro do grupo Stellantis, as vans de médio porte são vendidas por todas as marcas as quais possuem linha comercial. Contudo, elas são divididas em dois modelos diferentes de acordo com seu uso. Citroën Jumpy, Peugeot Expert, Opel Vivaro e Fiat Scudo são furgões e podem até levar passageiros, mas de maneira mais simples.
Já Citroën SpaceTourer, Peugeot Traveller, Opel Zafira e Fiat Ulysse trazem espaço para até oito passageiros, mas bem servidos por poltronas de couro, interior mais sofisticado e até alguns adereços estéticos como rodas de liga-leve e faróis full-LED. Adicione a letra E ao começo do nome de todos eles e terá a versão elétrica.
Esse é o caso da Fiat E-Ulysse, a primeira da família de novas vans da Fiat. E também o primeiro carro da marca italiana que, na realidade, é um Peugeot / Citroën com grade frontal diferente. Zafira, SpaceTourer e Traveller têm faróis diferentes para cada uma, mas para-choques idênticos. A Ulysse, porém, usa os faróis da van da Citroën, mas com máscara negra.
O que muda é somente a grade frontal, que tem elementos geométricos e o logoscript da Fiat na dianteira. O que é estranho é que o modelo, apesar de ser um lançamento muito recente, ainda traz o logotipo vermelho antigo da Fiat na traseira, rodas de liga-leve e no volante. Além disso, nada da Fiat Flag (bandeira italiana estilizada) na dianteira como existe em Strada, Mobi e Toro.
Cadeira do capitão
Por dentro, a van elétrica da Fiat conta com poltronas de couro luxuosas que podem ser dispostas em layouts diferentes. A última fileira sempre leva três passageiros, enquanto a dianteira carrega dois. Contudo, a central é modular. Pode receber três assentos ou duas poltronas individuais.
A opção mais chique, no entanto, é com assentos do meio virados para trás e uma mesa retrátil entre eles. Com ela, são adicionados dois porta-copos centrais e um console com porta-objetos. A mesa pode ser dobrada e guardada, ampliando a área de acesso. Há também como opcional teto de vidro duplo na traseira com duto central de ar-condicionado.
Performance de Fiat Mobi
A parte mecânica é compartilhada com Peugeot e-Expert e Citroën ë-Jumpy vendidos no Brasil. Trata-se de um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque que impulsiona as rodas dianteiras. Como o foco não é a velocidade, e sim o conforto, a van acelera até os 100 km/h no mesmo tempo de um Fiat Mobi: 13,5 segundos.
A velocidade máxima é limitada a 130 km/h, contudo a autonomia chega a 330 km com carga completa. Segundo a Stellantis, são precisos apenas 30 minutos para encher 80% das baterias, quando usado um carregador rápido.
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