Alguns carros chamam atenção pelo design exuberante e agradável. Já no caso da Fiat Multipla acontece o contrário. Muitas vezes considerado o carro de produção mais feio da história automotiva, ela pode não ser atraente nesse sentido. Mas, que tal essa aberração sobre rodas com motor V8 de Chevrolet Corvette e quase 1.300 cv?
Pode até parecer um exagero chamar a Multipla de carro mais feio de toda história, mas realmente seu visual é completamente bagunçado e ousado, trazendo linhas sem sentido e arredondadas demais. Assim, o modelo parece ser fruto de um desenho animado alienígena.
O fato de ser uma minivan já não costuma deixar o design tão atrativo como em outros carros, mas a Fiat fez questão de que a Multipla fosse a mais estranha possível. Sem dúvidas a dianteira é o ponto mais assustador, com um capô mais baixo e logo acima o início da cabine. Parece até mesmo que ela foi adaptada e soldada em cima de um outro veículo.
Feio, mas com 1.294 cv
Realmente a Multipla continua horrível, mas os Youtubers fizeram uma grande transformação nela. Além de deixar o design completamente dedicado para as pistas, os franceses do canal Vilebrequin também trocaram a motorização.
A Fiat Multipla deixa então de ter um simples motor 1.6 aspirado de 103 cv e 14,7 kgfm. Quem move o monovolume agora é um potente motor 6.2 V8 do Chevrolet Corvette C7 Z06. Com essa alteração a potência sobe para impressionantes 1.294 cv. A transmissão automatizada também é do esportivo.
Para transformar o modelo da Fiat em um verdadeiro esportivo, os franceses também utilizaram um chassi reforçado, assim como o sistema de freios e um jogo de pneus Michelin extralargos. O conjunto de suspensão também foi alterado, agora sendo coilover.
O design exterior também ganha todos elementos de performance, como o grande aerofólio na região superior traseira, a carroceria bem alargada e até mesmo um escapamento com saída quádrupla, posicionado no centro da traseira. Por dentro tudo também mudou.
Os antes seis lugares confortáveis da Multipla dão espaço para apenas dois assentos esportivos da Sabelt, inclusive com cinto de seis pontas. O volante também foi substituído por um de corrida, e toda a cabine interna recebe uma grande gaiola de reforço estrutural.
Os números de desempenho nessa configuração esportiva exclusiva não foram informados. Porém, através do vídeo postado no canal Vilebrequin é possível ver bastante empolgação nos pilotos que testam a Fiat Multipla com motor de Chevrolet Corvette.
>> Chevrolet Tracker perde versão Premier 1.0T e encarece R$ 6.740
>> Oficial: Chevrolet anuncia a morte do Camaro
>> Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM terão híbridos a etanol no Brasil