O mercado brasileiro está mudando e rápido. Prova disso é que Renault Kwid e Fiat Mobi tem novidades em suas respectivas linhas 2022. Ambos ganharam mudanças no motor, enquanto o francês também teve visual renovado. Mas a maior coincidência entre eles é a eliminação da versão basicona de entrada por conta das vendas baixas.
Renault Kwid Life e Fiat Mobi Easy saíram de linha na virada do ano por conta da procura baixa. O consumidor não quer mais um carro sem, no mínimo, o kit dignidade: direção assistida, vidros elétricos, travas elétricas e sistema de som. Por isso, as duas únicas versões dos subcompactos que não contavam com esses itens foram limadas.
Isso forçou o preço dos dois para cima. Agora, o Fiat Mobi parte de R$ 60.990 na versão Like, enquanto o Renault Kwid começa em R$ 59.890 na versão Zen. Com isso, o título de carro mais barato do Brasil fica com o subcompacto reestilizado por uma diferença de apenas R$ 1.100 em relação ao irmão do Uno.
Duas escolas diferentes
Mobi e Kwid são servidos única e exclusivamente por motores 1.0 flex aspirados. A diferença, no entanto, está na concepção do projeto e nas mudanças que ambas as marcas fizeram para 2021. O Renault tem três cilindros, contra quatro do Fiat. Ambos perderam o tanquinho de partida a frio, mas só o Kwid tem start-stop como item de série.
Os números de potência, torque e consumo também foram alterados com a virada do ano. O Kwid entrega 71 cv e 10 kgfm de torque com etanol – números maiores do que antes da mudança, onde ele registrava 70 cv e 9,8 kgfm. Já o Mobi desceu de 75 cv e 9,9 kgfm para 74 cv e 9,7 kgfm na linha 2022.
Ambos, contudo, ficaram mais econômicos. O Renault faz 10,8 km/l com etanol na cidade e 11 km/l com o mesmo combustível na cidade. Já o Fiat registra 9,6 km/l e 10,4 km/l respectivamente na mesma situação. Ou seja, além de mais barato e potente, o Renault também é mais econômico.
Equipamentos
Nas versões Like do Mobi e Zen do Kwid, ambos são equipados com sistema de som com MP3 e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, monitoramento de pressão dos pneus, airbags duplos, ar-condicionado e direção com assistência (elétrica no Renault, hidráulica no Fiat).
O Kwid traz a mais assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, airbags laterais, LEDs diurnos e cinto com regulagem de altura. O Mobi, por sua vez, tem conta-giros.
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