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Fiat Landtrek poderá utilizar um motor 2.2 turbo diesel de van

Clone da picape da Peugeot, a Fiat Landtrek poderá utilizar um motor mais potente que o do mercado exterior; diesel, ele é o mesmo da Ducato

Fiat Landtrek [divulgação]
Fiat Landtrek [divulgação]

O Grupo Stellantis está investindo bastante nas picapes, posicionadas em diferentes segmentos e faixas de preços. Até então ausente nessa categoria, o aglomerado de marcas finalmente terá uma picape média disponível no mercado brasileiro. Conhecida como Fiat Landtrek, ela poderá utilizar a mesma motorização hoje vista na Ducato. Porém, com potência e torque mais generosos.

Em dezembro do ano passado a Fiat confirmou que no segundo semestre de 2023 ela lançará uma picape média em nosso país. O nome ainda não foi oficialmente confirmado, mas de acordo com a imagem do modelo camuflado divulgada pela marca, claramente se trata de uma pequena conversão da Peugeot Landtrek para se tornar Fiat.

Na ocasião, a montadora de origem italiana comunicou que o novo produto estava em fase final de desenvolvimento nos centros técnicos de engenharia da Stellantis no polo automotivo de Betim, em Minas Gerais. A Fiat Landtrek também já foi flagrada algumas vezes em testes nas ruas, desprovida de uma camuflagem muito pesada.

Peugeot Landtrek [divulgação]
Peugeot Landtrek [divulgação]

Motor de uma van

Segundo apurado exclusivamente pela página fca_fan_brazil no Instagram, no Brasil a picape média da marca utilizará uma motorização já bem conhecida por nós. Trata-se do propulsor 2.2 turbo diesel que move as vans Peugeot Boxer, Citroën Jumper e a nova Fiat Ducato.

Nesses modelos ele é chamado de BlueHDi, mas deverá receber o nome de Multijet III na picape média. Para os veículos de carga, a potência máxima é de apenas 140 cv aos 3.750 rpm, com torque de 34,7 kgfm disponíveis em 1.750 rpm. Contudo, de acordo com o fca_fan_brazil, ele será recalibrado para render em torno de 200 cv e 45,9 kgfm.

Peugeot Landtrek [divulgação]
Provavelmente o motor 2.2 turbo diesel será ligado sempre a uma transmissão automática convencional de 6 velocidades, além de tração nas quatro rodas. Vale lembrar que as picapes médias não costumam se dar muito bem em nosso mercado quando possuem potência abaixo dos 200 cv.

Inclusive, essa é uma faixa que na verdade já está ficando bem modesta, visto muitos modelos já entregam mais potência com facilidade. O torque, caso realmente seja de 45,9 kgfm, também não impressiona, visto que grande parte da concorrência entrega pelo menos 50 kgfm.

Peugeot Landtrek [divulgação]
Peugeot Landtrek [divulgação]

A maior, e bem completa

A nova caminhonete deverá ser a maior entre as médias, com um dos entre-eixos mais generosos do segmento, a maior largura e também o maior comprimento. Segundo a ficha técnica do modelo no México, a Peugeot Landtrek tem 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura (sem retrovisores).

Já a altura fica em 1,90 m, enquanto o entre-eixos atinge 3,18 m. Nessa última medida ela perde apenas para a atual Ford Ranger, que tem 3,22 m entre seus eixos. Ainda de acordo com a página no Instagram, a capacidade de carga fica em 1 tonelada, enquanto a de reboque chega à 3 toneladas.

Flagra Fiat/Peugeot Landtrek [Motor1]
Flagra Fiat/Peugeot Landtrek [Motor1]
A publicação também menciona itens como 6 airbags, central multimídia de 10”, faróis de LED, ar-condicionado digital dual-zone e câmeras 360°. Como mostram os flagras obtidos do modelo anteriormente pelo site Motor1, em Barbacena (MG), a unidade de testes estava equipada com uma câmera próximo ao retrovisor central, indicando que a picape pode ter sistemas de auxílio a condução, como frenagem automática, sistema de permanência em faixa e farol alto automático.

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