Desde que o Fiat Pulse foi lançado, ele sempre foi comparado ao Volkswagen Nivus – aqui no Auto+ já promovemos o embate. Contudo, apesar de fórmulas parecidas, o Pulse é um SUV normal e o Nivus um cupê. Por isso, o papel de rival do modelo da Volkswagen ficará para o inédito Fiat Fastback.
O primeiro teaser do modelo comprova algo que já os flagras já mostravam e informações vazadas também indicavam. O Fastback poderá ser descrito como o Pulse cupê, isso porque ambos compartilharão plataforma, toda dianteira, portas dianteiras e para-brisa. O interior deve ser o mesmo, salvo alguns detalhes já vazados.
A ideia é que o Fastback atue na mesma faixa de preço do Jeep Renegade, ou seja, acima do Pulse. Ele será o SUV mais urbano da Stellantis na faixa acima dos R$ 120 mil, enquanto o Renegade faz o papel de aventureiro. Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus correm por fora com seus estilos ousados e motor THP.
Como o Fastback será mais sofisticado que o Pulse, é possível que ele tenha para-choque dianteiro exclusivo com alguns detalhes diferenciados. Por dentro, terá console central novo, com materiais brilhantes e freio de estacionamento eletrônico – algo não presente no Pulse. Além disso, ele pode contar com painel digital de série em todas as versões.
Fastback turbo
O que é esperado no Fastback, por conta de seu visual mais esportivo, é que ele tenha somente motores turbo. O 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque será usado nas versões de entrada. Já o 1.3 quatro cilindros turbo, que já é visto em todos os modelos da Jeep produzidos no Brasil e na Fiat Toro, entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque.
Esse motor mais potente estará no Fiat Pulse Abarth e nas versões mais caras do Fastback. Existe uma grande chance de que a Abarth também apimente o Fastback, contudo o modelo deverá manter o mesmo conjunto mecânico do Pulse Abarth, aproveitando-se somente de acertos mais duros de suspensão, reforços de chassi e mudanças de câmbio.
Por falar em câmbio, o Fiat Fastback não deverá ser vendido com transmissão manual, ao contrário do Pulse. Como o SUV compacto de entrada da Fiat mira preço e o novo cupê é mais sofisticado, o mercado em sua faixa de preço já não quer mais saber de pedal de embreagem há alguns anos.
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