Destaque

Fiat Fastback pode ganhar versão de entrada mais barata

Tabela de consumo lista uma configuração do Fiat Fastback que não foi lançada e pode ter entregado quais são os planos futuros para o modelo

Fiat Fastback Audace [divulgação]
Fiat Fastback Audace [divulgação]

O Fiat Fastback mal foi lançado e já pode ter uma nova versão de entrada. Por enquanto não há nenhuma indicação oficial de que a Fiat lançará uma configuração mais em conta para o modelo, mas os colegas do Motor1 observaram um detalhe intrigante na tabela de consumo do Conpet Inmetro.

Atualizada no fim de setembro, a lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular mostra quatro versões para o Fiat Fastback. No entanto, o SUV cupê só tem três versões (Audace, Impetus e Limited Edition Powered by Abarth). E qual seria esta configuração fantasma?

Na tabela, a quarta versão seria a Drive. E levando em consideração a atual nomenclatura da Fiat, tradicionalmente essa configuração é a de entrada dos carros. Dessa forma, ela ficaria abaixo da Audace, cujo preço é de R$ 129.990. 

Fiat Fastback Audace [divulgação]
Fiat Fastback Audace [divulgação]
Portanto, pode-se imaginar que uma eventual versão Drive do Fastback ficaria abaixo deste valor. Para isso, seria preciso abrir mão de alguns equipamentos. Como o Motor1 disse, um item que poderia deixar de ser oferecido seria o pacote de segurança ativa com frenagem automática e alerta de saída de faixa. São equipamentos caros e que poderiam ser oferecidos como opcionais em um Fastback mais em conta.

O conjunto mecânico, no entanto, seguiria o mesmo. O Conpet Inmetro informa que seria o mesmo propulsor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, associado ao câmbio automático CVT. 

Fiat Fastback Audace [divulgação]
Fiat Fastback Audace [divulgação]
Porém, mesmo aparecendo na tabela, o Fiat Fastback Drive pode ser apenas um delírio coletivo. Isso porque é comum o programa de etiquetagem listar modelos que não serão lançados no Brasil. Pode ser que a Fiat planejava sim lançar esta versão, mas mudou de planos e cortou o modelo, já que poderia canibalizar o Pulse, por exemplo. Dessa forma, resta apenas aguardar para saber se teremos um Fastback mais acessível ou não. 

>> Uma semana de Mobi é mais do que a Fiat EUA vendeu em 2022

>> Sai Fiat, entra Chevrolet: nova Montana 2023 estará no BBB 23

>> Fiat Fastback 2023: preços, versões e tudo sobre o novo SUV