Destaque

Fiat Ducato começa a ser vendida pela Toyota

Depois de Peugeot Partner e Citroën Jumpy virarem vans da Toyota, agora a Fiat Ducato também se torna japonesa

Fiat Ducato
Toyota ProAce Max [divulgação]

Dominando o segmento de vans comerciais na Europa, a Stellantis se tornou a parceira número um da Toyota na categoria. Prova disso é que, depois de pegar a Peugeot Partner e a Citroën Jumpy e vender como se fossem vans japonesas, agora a Fiat Ducato da Toyota entra na lista.

Vendida como Toyota ProAce Max, a nova van da Toyota é mais uma derivada da extensa família de comerciais grandes da Stellantis. Hoje a linha é composta por Fiat Ducato, Citroën Jumper, Peugeot Boxer (as três vendidas no Brasil), Ram ProMaster, Opel Movano e Vauxhall Movano.

Toyota ProAce Max [divulgação]
Toyota ProAce Max [divulgação]

Toyota italiana

Assim como suas primas, a Toyota ProAce Max tem como única diferença o desenho da grade frontal. Tentando se adequar ao estilo nipônico, ela traz grade frontal retangular com o bigode superior na cor da carroceria. A parte inferior do para-choque tem estilo surpreendentemente esportivo para uma van, mas que é igual ao do modelo Fiat.

De resto, tudo igual à Fiat…e à Peugeot, Citroën, Ram, Opel e Vauxhall. As rodas são as mesmas da Ducato, já que a Toyota não desenvolveu um conjunto só para a ProAce Max, ao contrário das outras marcas. Na traseira, você só identifica qual van se trata pelo logotipo e nome estampados na tampa. O mesmo vale para a cabine, igual à da Fiat Ducato.

Toyota ProAce Max [divulgação]
Toyota ProAce Max [divulgação]

Algo interessante é que a Toyota só revelou a ProAce Max elétrica. Ela conta com motor de 123 cv e 28,5 kgfm e torque.  A nova motorização de 270 cv e 41,8 kgfm da E-Ducato não será oferecida para a prima japonesa, aparentemente. A autonomia é de 420 km no ciclo WLTP graças a baterias de 110 kWh. Versão diesel pode ser oferecida.

Irmãs renovadas

Além da nova “Toyota Ducato”, a marca japonesa revelou as mudanças visuais no restante da linha ProAce. A van compacta ProAce City, derivada direto da Peugeot Partner, tem novo para-choque com abertura de ar trapezoidal inspirada no Aygo X. Já a ProAce, que é derivada da Citroën Jumpy, tem abertura de ar nova parecida com a do Corolla.

Toyota ProAce Max, ProAce e ProAce City [divulgação]

Como são modelos destinados exclusivamente ao mercado europeu, não há planos de a Toyota vender as vans da Stellantis no Brasil com seu logotipo. 

Você acha que as vans da Toyota fariam sucesso no Brasil? Conte nos comentários.

.

>>Peugeot Expert 2025 ganha visual inspirado no novo 2008

>>Fiat Mobi Like é o carro mais vendido do Brasil 

>>Citroën C3 Aircross 2024 terá motor turbo da Fiat