Destaque

Fiat Cronos caminha para se tornar o sedã mais vendido do Brasil

Antes coadjuvante, Fiat Cronos agora tomou o lugar que um dia foi do Chevrolet Onix Plus. Mas será que mantém a alta?

Fiat Cronos [divulgação]
Fiat Cronos [divulgação]

Aparentemente a Fiat soube muito bem absorver a demanda reprimida do Chevrolet Onix e do Onix Plus. Com fábrica parada há alguns meses, e com chances de voltar somente em agosto, os modelos da GM têm sido substituídos pelos irmãos Fiat Argo e Cronos no ranking de vendas.

O Fiat Argo chegou a se tornar o carro mais vendido do Brasil em maio, mas não deve repetir o feito em junho. Segundo dados da Fenabrave, até o dia 27 desse mês, o hatch compacto italiano estava atrás de sua irmã Strada. Foram 7.527 unidades do Argo contra 8.198 unidades da picape. Há pouca chance de virada até o fim do mês.

Entretanto, quem surpreendeu foi seu irmão Cronos. Depois de se tornar o carro mais vendido da Argentina e ter a produção aumentada, o sedã compacto finalmente viu seu lugar ao sol por aqui. Ele sempre foi coadjuvante na categoria, mas agora assumiu o posto que há anos era do Onix Plus e do Prisma.

Fiat Cronos [divulgação]
Fiat Cronos [divulgação]

Fiat Cronos fora do top 10

Com 2.899 unidades vendidas até 27 de junho, o Fiat Cronos é o sedã mais vendido do Brasil. Ele é o 13° carro mais comercializado do país, ficando de fora do top 10. Contudo, é um resultado bastante impressionante, visto que ele até pouco tempo atrás não figurava nem entre os cinco sedãs compactos mais vendidos do Brasil.

Desde seu lançamento no Brasil, a única mudança pela qual o Fiat Cronos passou por a adoção do novo logotipo da marca na dianteira. A Fiat fez alterações nas versões e equipamentos, mas sem mudar o conjunto mecânico (algo que mudará em 2022). O aumento de produção na Argentina beneficiou e muito o modelo, que se tornou líder geral por lá e agora caminha para liderança na categoria por aqui.

>>Fiat Argo S-Design democratiza tecnologia de versões caras – Avaliação

>>Argo e Cronos passam dos R$ 100 mil com aumento de preços

>>Strada 2022 passa dos R$ 100 mil na versão Volcano