Destaque

Morto no Brasil, Fiat Cronos HGT estreia na Argentina com motor velho

Versão com visual esportivo do Fiat Cronos começa a ser vendida na Argentina como série limitada, mas com motor antigo

Fiat Cronos HGT [divulgação]
Fiat Cronos HGT [divulgação]

Retirado de linha no Brasil na virada do ano por conta do Proconve L7, o Fiat Cronos HGT estreia agora na Argentina. Prestes a ser reestilizado, o sedã compacto da Stellantis ganhou uma série especial de despedida no país vizinho, mas que é idêntica a uma variante aposentada no nosso país.

O Fiat Cronos HGT argentino, ao contrário do brasileiro, é uma série especial limitada a apenas 550 unidades. Por aqui, foi um modelo regular da linha e que não teve produção limitada. Possivelmente essas unidades eram destinadas ao Brasil, mas que não vieram por conta da mudança na legislação.

É que o Cronos HGT é equipado com motor 1.8 e.Torq, um propulsor bem antigo e que não passavam mais nos testes de emissões de poluentes vigentes no Brasil a partir da virada do ano. Esse motor, inclusive, foi tirado de linha de todos os modelos da Stellantis por aqui, mas segue sendo produzido para exportação.

Fiat Cronos HGT [divulgação]
Fiat Cronos HGT [divulgação]

Cronos HGT manual

Lá na Argentina, por beber apenas gasolina, são 130 cv e 18,6 kgfm de torque, enquanto aqui no Brasil eram entregues 139 cv e 19,3 kgfm por conta da conversão a flex. Outra diferença é que o câmbio é manual, enquanto aqui no Brasil o Cronos HGT sempre foi vendido com transmissão automática de seis marchas.

A lista de itens de série é bastante generosa, trazendo de série quase todos os itens que eram opcionais por aqui. O Cronos HGT é equipado com ar-condicionado digital, volante com ajuste de altura e profundidade, alerta de pressão dos pneus, luz ambiente, retrovisores elétricos com rebatimento, chave presencia, controle de tração e estabilidade e dois airbags.

Fiat Cronos HGT [divulgação]
Fiat Cronos HGT [divulgação]
Apesar de a reestilização estar prestes a chegar às concessionárias da Fiat do Brasil e da Argentina, o Cronos HGT com motor e visual antigos será vendido por lá por 3.178.100 pesos. É um preço equivalente a R$ 135.348. Vale lembrar que o Cronos HGT saiu de linha no Brasil na virada do ano custando R$ 109.476.

>>Pulse desponta como SUV mais vendido na primeira quinzena de abril

>>Fiat Toro fica até R$ 8 mil mais cara e anula redução de IPI

>>Segredo: futura RAM Dakota / 1200 não será uma Fiat Toro bombada